Você sabia que os tipos de eventos têm impacto no resultado da estratégia? O marketing de eventos é um tipo de marketing que implica a promoção de uma marca, produto ou serviço por meio da realização, participação ou aparição em eventos. Essa estratégia ajuda a construir relacionamentos mais profundos com os clientes e a educá-los sobre o seu produto, o que leva à fidelização.
O marketing de eventos é altamente eficaz para atingir as metas de negócios, aumentar a receita e fazer fortes conexões com clientes em potencial e clientes. Ainda assim, nem todos os eventos são igualmente benéficos para sua marca. Vamos desvendar os tipos de ocasiões que os profissionais de marketing consideram mais valiosos.
Os 5 principais tipos de eventos
- Conferências
- Seminários
- Eventos VIP
- Eventos de inovação em liderança
- Lançamentos de produtos
Existem vários formatos de eventos que podem ser realizados tanto offline quanto online. Estes são os tipos de eventos mais populares de acordo com o relatório da evolução do marketing de eventos da Harvard Business Review.
Mas antes de falarmos sobre cada um deles, vamos conversar sobre por que o marketing de eventos é importante para o seu negócio.
Como funciona o marketing de eventos?
Nós temos um artigo aqui no blog somente sobre esse assunto, confere aqui para mais detalhes. Mas vamos a uma revisão rápida!!
O marketing de eventos pode funcionar de várias maneiras. O mais óbvio é quando uma marca hospeda algumas ocasiões. Dependendo do tipo de evento, ele pode ajudá-lo a construir relacionamentos mais fortes com clientes e clientes potenciais, encontrar novos parceiros, adquirir leads e muito mais.
Outra estratégia é participar de eventos como convidado. Nesse caso, um representante da empresa pode promover produtos ou serviços ou fortalecer a reputação de uma marca, mostrando experiência na área. Finalmente, você pode patrocinar eventos e aumentar o reconhecimento da sua marca.
Qualquer que seja a estratégia adotada por uma marca, 95% dos profissionais de marketing consideram o marketing de eventos a forma mais importante de atingir as metas de negócios. Vamos descobrir por que essa opinião está prevalecendo?
Importância do Marketing para todos os tipos de eventos
A importância do marketing de eventos não se resume a aumentar sua credibilidade, mas sempre parte deste objetivo para ser pensado sem erros. Parceiros e clientes têm a chance de interagir com uma marca pessoalmente e considerá-la mais confiável. Isso torna os eventos uma oportunidade de ouro.
75% dos empresários afirmam que a chance de fazer contatos úteis é o principal motivo para participar de eventos.
Realizar ou participar de eventos é uma parte poderosa de uma estratégia saudável de aquisição de leads. Grandes reuniões de negócios reúnem um público interessado em sua área, produto ou novas oportunidades em geral. Com uma boa estratégia, os participantes se tornarão clientes potenciais e leais mais tarde.
Os eventos são uma excelente oportunidade para aumentar a fidelidade do cliente. As pessoas visitam conferências ou seminários não apenas para fazer contatos e absorver novos conhecimentos, mas também para fugir de suas rotinas e se divertir.
Essas experiências positivas criam uma forte conexão emocional com uma marca. Assim, a realização de eventos pode ser uma boa estratégia para o marketing de relacionamento.
Surpreendentemente, o marketing de eventos também ajuda a aumentar a presença online da sua marca. 48% dos millennials participam de eventos para compartilhar suas experiências nas redes sociais. Para as empresas, isso significa maior alcance e reconhecimento da marca.
Essa rápida revisão da importância do marketing de eventos dá algumas dicas sobre a eficácia dessa estratégia de marketing. É hora de nos aprofundarmos um pouco mais nos detalhes.
Quão eficaz é o marketing para os tipos de eventos?
Caso você ainda esteja em cima do muro, encontramos mais alguns motivos para aproveitar este canal de marketing:
- 52% dos proprietários de empresas afirmam que o marketing de eventos é o canal de marketing que gera mais retorno real (vendas e clientes);
- 47% dos profissionais de marketing afirmam que os eventos são uma forma altamente eficiente de se envolver com clientes e clientes potenciais;
- 41% dos representantes de negócios acham que o marketing de eventos é um canal mais eficaz do que o marketing de conteúdo e email combinados;
- Empresas com desempenho superior gastam 1,7x o orçamento médio de marketing em eventos ao vivo;
- As empresas que apresentam crescimento superior a 30% são as que mais aumentam a atividade de eventos.
Agora sim… Os tipos de eventos
Conferências
As conferências são eventos de grande escala, que se concentram em discursos educacionais de líderes e especialistas do setor. Muitas vezes incluem workshops e sessões de networking para dobrar os benefícios dos participantes. 40% das empresas acreditam que as conferências são o tipo de evento de maior impacto para seus objetivos de negócios.
Seminários
O principal objetivo desse tipo de evento é educar os visitantes. Portanto, os seminários geralmente ocorrem em locais menores e implicam em um número limitado de participantes. 8% das empresas consideram os seminários cruciais para atingir seus objetivos de negócios, mas este formato é o que mais contribui para aumentar a experiência dos participantes.
Eventos VIP
Esses eventos têm como objetivo a aceleração das vendas e o aumento da fidelização dos principais clientes. Os eventos VIP podem atingir esses objetivos reunindo uma sala cheia de acionistas influentes, clientes importantes e outros convidados de honra. 7% dos representantes de negócios disseram que os eventos VIP têm o maior impacto na captação de clientes leais para suas empresas.
Eventos de inovação em liderança
O objetivo supremo desses eventos é o networking. Vários profissionais com os mesmos interesses se reúnem para a comunicação presencial. Os eventos de liderança permitem que os organizadores aumentem sua autoridade em um determinado campo e gerem resultados comerciais incríveis – 14% dos líderes empresariais acreditam que esse tipo de evento é o mais benéfico para os resultados de suas empresas.
Lançamentos de produtos
As empresas usam esse tipo de evento para mostrar seus próximos produtos para clientes existentes ou em potencial. O objetivo é deixar clientes em potencial e compradores entusiasmados com os recursos e benefícios de um novo produto.
O marketing de eventos é uma ferramenta potencialmente poderosa. Ele permite que você construa e mantenha relacionamentos sólidos, adquira novos clientes, crie parcerias robustas e identifique indicadores de desempenho importantes para os negócios. Se você deseja extrair todo o valor deste canal, conte com a Atto para promover seu evento.
5 estratégias e ideias de marketing de eventos
- Crie uma página de destino de alta conversão
- Promova eventos nas redes sociais
- Aproveite as vantagens do FOMO (com ética, veja aqui como)
- Incentive o conteúdo gerado pelo usuário
- Envolva os participantes com automação de e-mail
E então? Qual o próximo evento que iremos promover juntos?