Você comeria em um restaurante que não existe? A resposta é óbvia, mas não tão clara assim. Em Londres, um falso restaurante chamou a atenção após alcançar o topo do site de resenhas TripAdivisor sem nem ao menos ter servido uma única refeição de verdade. Ainda assim, a repercussão foi tão grande, que as pessoas disputavam por uma reserva no misterioso lugar. Mas qual seria o segredo para todo esse sucesso? A resposta é simples: uma boa estratégia de marketing!
Ao longo deste post vamos observar como o jornalista Oobah Butler levou o The Shed at Dulwich à frente dos principais restaurantes em Londres e cada passo da estratégia de marketing que ele adotou para conseguir este feito.
Conheça a história
Antes de avaliar a estratégia de marketing é preciso conhecer a história por trás do famoso restaurante.
Após um período escrevendo resenhas de restaurantes para o popular site TripAdvisor, o jornalista freelancer britânico Oobah Butler teve a ideia de construir uma página para um falso restaurante ser avaliado no site. Butler achava que as resenhas descritas geravam uma “falsa realidade”, apesar de muitos resenhistas serem honestos em seus comentários sobre os estabelecimentos. Para a experiência, Butler utilizou o galpão do jardim de sua casa, em Dulwich, e assim nasceu o The Shed (o galpão, em inglês).
Produção das fotos
Como todo bom restaurante, a comida é a estrela e isso precisava ficar bem claro na divulgação do estabelecimento. O The Shed precisava de boas imagens dos pratos supostamente servidos no restaurante. Para isso, Butler caprichou nos detalhes e com ajuda de amigos e itens domésticos, como creme de barbear, o menu ganhou fotos artísticas. Em uma delas, o jornalista chegou a equilibrar um ovo no prato com o próprio pé, que foi posteriormente cortado na edição.
Aprovação do TripAdvisor
Com o perfil criado e as fotos prontas, faltavam somente alguns detalhes para o restaurante ser aprovado pelo site e receber as avaliações. Para isso, Butler comprou um celular para servir como telefone da casa e incluiu como localização a rua em que morava, sem número, para não ser encontrado por possíveis clientes e verificadores de fatos. Ele descreveu o lugar como “restaurante com hora marcada”, deixando um clima de suspense no ar.
Após a aprovação do TripAdvisor, a página entrou no ar em maio de 2017. O restaurante começou classificado em 18.149º lugar na cidade: o último no ranking londrino. Com tudo pronto, Butler precisava que seu restaurante tivesse avaliações. Para isso, pediu ajuda a amigos e familiares que enchessem o site com resenhas falsas positivas, mas que ao mesmo tempo parecessem reais, dando credibilidade a farsa.
“Passei um final de semana em Londres e ouvi falar que este lugar é incrível”, dizia uma delas. “Depois de alguns telefonemas frustrantes, consegui entrar”, comenta outra. Alguns comentários negativos tornavam tudo mais real. Um dos resenhistas descreveu que em sua ida ao restaurante foi oferecido a ele um guardanapo manchado, mas ainda assim deu 5 estrelas ao The Shed.
Ao todo, foram 104 avaliações, destas mais de 100 lhe davam 5 estrelas e o restante 4 estrelas.
Ascensão e descoberta
Seis meses após sua “inauguração”, o The Shed alcançou, incrivelmente, o 1º lugar no ranking de Londres do TripAdvisor. Tornou-se o restaurante mais badalado e procurado, sem nunca ter aberto as portas. O jornalista conta que os pedidos de reserva chegavam de toda parte do mundo. Todos queriam conhecer “o segredo mais bem guardado de Londres”, como o restaurante é descrito pelo próprio site criado por Butler.
Em 6 de dezembro, daquele mesmo ano, o jornalista Oobah Butler escreveu um artigo para a revista “Vice”, no qual revelou a farsa e toda sua experiência em detalhes. A notícia deste feito incrível percorreu o mundo. Hoje, o caso do falso restaurante que ficou em 1º lugar no ranking londrino é um exemplo de que uma boa estratégia de marketing faz toda a diferença na divulgação de uma marca ou produto.
A estratégia de marketing por trás do The Shed
O que mais impressiona na história do The Shed foi a demonstração perfeita de habilidade de marketing de Oobah, que pode ser vista em suas tarefas de fazer seu restaurante falso subir rapidamente no ranking. Ele não conseguiu este feito por pura sorte, mas com uma estratégia de marketing definida para alcançar seu objetivo.
Vamos analisar as características da estratégia utilizada pelo jornalista:
- Originalidade
- Exclusividade
- Uma experiência única
- Conhecimento do público-alvo
1. Originalidade
Pra começar, temos o nome The Shed at Dulwich (O Galpão em Dulwich, em inglês). Um nome simples, despretensioso e original, como toda a proposta do restaurante. Além do nome ter sido bem pensado, temos um menu completamente excêntrico, que se baseia nas emoções das pessoas, onde quem dita o que quer comer é o cliente, com base no humor que esteja sentindo, e o chefe cria os pratos.
2. Exclusividade
Além do menu personalizado, o suspense envolvendo a localização do lugar e o serviço oferecido somente com hora marcada, trazem um ar de exclusividade para os clientes. O público se sente envolvido a participar de algo que é único. O fato de estar sempre com a agenda lotada é uma outra estratégia que torna o produto limitado. Quanto mais limitado for, mais o público irá se interessar.
3. Uma experiência única
Participar de uma refeição exclusiva, em um lugar secreto e que aceita poucas pessoas é uma experiência única. As pessoas que lotavam os e-mails de reservas não estavam em busca apenas de uma boa comida, estavam buscando viver uma experiência única e original. Parte da estratégia de marketing é identificar o que está sendo vendido, qual o valor e experiência que está sendo proposta. Não é sobre vender um produto, mas sim, sobre vender sonhos, status, comodidade, experiência, valores, etc.
4. Conhecimento do público-alvo
A próxima lição é conhecer seu mercado. Oobah entendia intrinsecamente que seus clientes em potencial não estavam realmente procurando por uma refeição; eles estavam procurando uma noite para uma experiência. O jornalista sabia que o cliente em potencial buscava novidade ao invés de qualidade culinária. Eram jovens de classe média, provavelmente assim como ele. Conhecer seu público-alvo e suas necessidades é fundamental para implantar uma boa estratégia de marketing.
Grande lição
O caso do Tha Shed é muito mais que a prova da influência e da manipulação nas redes sociais, é uma história brilhante do poder que uma boa estratégia de marketing tem. Se você precisa de ajuda para elevar sua marca a um outro nível e entende o quanto as ferramentas de marketing são importantes para isso, entre em contato com a gente! Será um prazer te ajudar a construir uma bela história de sucesso também!