O planejamento estratégico de marketing é essencial por uma simples razão: a melhor maneira de arruinar seu evento é negligenciar sua promoção. Você quase não receberá visitantes e seu evento será um fracasso. Para reduzir as chances desse resultado sombrio, considere adotar as estratégias e ideias que preparamos especialmente para você.
As 5 dicas Atto para o planejamento estratégico de marketing
Crie uma página de destino de alta conversão
Embora haja muitas maneiras de obter registros, de sites especiais a chatbots de mídia social, não ignore uma página de destino simples, mas eficaz. Aproximadamente 60% dos profissionais de marketing acreditam que seus próprios sites são o canal mais eficaz para divulgar seu evento.
Crie sua landing page com antecedência para despertar o interesse pelo seu evento. Você pode fazer uma ótima página de destino com orçamento zero e sem habilidades de codificação ou design – basta usar um criador de página de destino. Clique no link para saber tudo sobre landing page e tomar a decisão perfeita para o seu planejamento estratégico de marketing de eventos.
Para obter muitos registros, sua página de destino deve fornecer as seguintes informações:
- quem são os anfitriões e palestrantes e por que seu leitor deve se preocupar com suas opiniões;
- sobre o que é o evento e por que vale a pena o tempo do visitante da página de destino;
- detalhes sobre seu evento, incluindo a data, local, agenda e outras coisas significativas;
- frases de chamariz claras, proeminentes e fortes;
- muitas CTAs diferentes e interessantes.
Para impulsionar mais registros, podemos usar alguns truques. Fornecer um link para a recapitulação do ano anterior para alimentar o desejo do leitor de participar, adicionar uma avaliação do cliente para aumentar a credibilidade e sugerir a inscrição para receber atualizações e manter o contato, são algumas das estratégias mais comuns, lembre-se os clichês têm uma razão para se tornarem, bom, clichês… eles FUNCIONAM!
Promova seus eventos nas redes sociais
As redes sociais têm uma audiência tremenda – 3,8 bilhões de pessoas usam esse canal de comunicação. Este número está crescendo de forma consistente – desde 2019 a audiência aumentou 9,2%. Isso torna a promoção do seu evento por meio das mídias sociais uma oportunidade fascinante demais para deixá-lo sobre a mesa.
A mídia social oferece muitas ferramentas para divulgar seu evento, desde a criação de perfis no Instagram até a compra de anúncios patrocinados em blogs. Para aumentar seu alcance, tente a promoção cruzada com os co-apresentadores ou palestrantes de um evento – eles podem fornecer a você um público novo e engajado. Outra dica é empregar recursos de influenciadores de nicho.
Se você deseja não apenas promover seu evento, mas também manter o público atraído por um longo tempo, considere o uso de chatbots. Considere este ponto no seu planejamento estratégico de marketing!
Algumas empresas usam um bot para coletar inscrições para sua série de eventos online. Em sua página no Facebook, o Hubspot convidou o público a se cadastrar no Facebook Messenger. O bot pegou todos os dados essenciais para o registro e definiu lembretes para os participantes, para que eles não perdessem a ocasião.
Você pode levar o marketing do seu chatbot ainda mais à frente! Por exemplo, seu bot pode enviar informações sobre palestrantes, programas de eventos ou até mesmo alguns fatos divertidos relevantes para manter o público envolvido. Para aplicar esta ferramenta à sua estratégia de marketing de eventos, busque uma plataforma que ofereça o serviço. Nós podemos te ajudar!
Aproveite as vantagens do FOMO no seu planejamento estratégico de marketing
A primeira coisa a se considerar aqui é: o medo de ficar de fora é uma característica da natureza humana, ok? Sempre existiu e sempre existirá. O que ocorre é que na era digital – ou no mundo líquido como prefere Bauman, veja o vídeo abaixo para entender – este medo tem sido explorado de maneira vil por empresas a fim de produzir uma ansiedade patológica que leva ao consumo como forma de autopreservação, um ciclo vicioso cruelmente incentivado por alguns marketeiros por aí.
Ufa! Ainda bem que esclarecemos este ponto. Agora, vamos lá! Como utilizar esse anseio natural de pertencimento a nosso favor sem provocar sofrimentos? O planejamento estratégico de marketing deve focar na vontade de participar e não no medo de não ser incluído.
Alimente o desejo de seu público de participar de seu evento com materiais vívidos e envolventes – fotografias e vídeos da ocasião do ano passado, anúncios que despertam interesse e assim por diante.
Em sua rede social apresente os convidados da conferência ou participantes confirmados no seu evento esportivo, por exemplo. Publique vídeos criativos, destrua mitos sobre o tema do negócio promovido, melhor ainda, os organizadores do evento também podem envolver o público com micro-concursos, listas de verificação de preparação e brindes especiais para os primeiros inscritos. Esses esforços combinados fazem com que as pessoas desejem participar da conferência e não queiram estar de fora.
Incentive o conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelo usuário ajuda a reduzir a carga de sua equipe de criação de conteúdo. Melhor ainda, permite que você alcance mais pessoas, divulgue seu evento organicamente e crie provas sociais.
A maneira mais fácil de obter conteúdo gerado pelo usuário é criar uma hashtag nas redes sociais e incentivar os usuários a empregá-la. Outra opção para provocar burburinho é lançar uma competição. Por exemplo, você pode prometer ingressos grátis para aqueles cujas publicações obtiverem mais curtidas ou repostagens.
Envolva os participantes com automação de e-mail
Recurso clássico do planejamento estratégico de marketing de eventos, o marketing por email ainda é um dos canais mais poderosos em sua estratégia geral de marketing. Quase 66% dos gerentes de eventos afirmam que as campanhas por e-mail são a ferramenta mais eficaz para a sua promoção.
Lembre-se de que um único e-mail provavelmente não gerará resultados surpreendentes. A promoção por meio desse canal requer a construção de um fluxo, que conduz o assinante por meio de um funil de marketing. Considere começar com um e-mail de convite que o ajude a entrar em contato com seus assinantes atuais e impulsionar os registros de eventos.
O marketing por e-mail permite que você incentive leads desde o registro e aumente a porcentagem de participantes do evento. Você pode fazê-los antecipar o evento sem perder muito tempo e dinheiro. Tudo que você precisa é criar um fluxo de e-mail automatizado com uma das muitas ferramentas disponíveis no mercado.
Planeje uma data de início e configure o sistema para enviar lembretes automaticamente uma semana, um dia e várias horas antes do evento.
Você pode tornar seu fluxo automatizado ainda mais eficaz adicionando diferentes tipos de e-mails, como confirmação de registro, promoção de leads e assim por diante – leia nossa compilação de tipos de e-mail necessários para sua estratégia de marketing por e-mail.
Para melhores resultados, você pode adicionar outros canais de comunicação ao seu fluxo. Por exemplo, você pode duplicar lembretes de e-mail com notificações push da web ou enviar lembretes por whatsapp 15 minutos antes do evento. Todas essas opções fáceis de aplicar com ferramentas e plataformas diversas.
Gostou das dicas? Compartilhe para que todos possam aproveitá-las!