Se você acompanha as redes sociais, com certeza ouviu falar do tal planejamento Boca Rosa, assunto que ganhou as manchetes na última semana. A discussão gira em torno de Bianca Andrade, influenciadora digital, empresária e ex-BBB, hoje com mais de 18 milhões de seguidores no Instagram. E todo esse barulho foi causado por um post que a própria fez em sua conta, apresentando o planejamento de seus stories.
A dúvida que ficou na cabeça de toda a população foi simples de entender, mas difícil de responder. Afinal, foi essa uma demonstração do conhecimento que Bianca tem das redes sociais ou apenas uma forma de ganhar algum destaque? Basicamente, ambas podem estar corretas, a depender do prisma pelo qual se analisa a situação.
Para entender melhor tudo o que aconteceu e seus desdobramentos, fique atento ao texto abaixo. Nos parágrafos a seguir, você poderá conferir o caso em si, bem como a discussão que se fez sobre ele.
O que é o planejamento Boca Rosa?
Conhecida como Boca Rosa, Bianca Andrade foi matéria dos mais diversos jornais do país na última semana. O motivo foi uma publicação da empresária em seu stories, na qual ela participava de uma reunião. Para os mais atentos, ficou evidente que o tema era o planejamento dos posts do perfil Boca Rosa no Instagram. No mesmo momento, a internet passou a compartilhar a foto e o assunto se tornou viral.
Em sua grande maioria, os usuários comentavam sobre a falta de autenticidade e o aspecto robótico da estratégia. Por outro lado, alguns se focavam no conhecimento da influenciadora e em seu profissionalismo. Como sempre, este foi um embate sem vencedores, mas que trouxe à tona uma discussão interessante. Afinal, até que ponto um influenciador tem que ser autêntico e a partir de quando ele deve ser profissional?
Como funciona o planejamento da Boca Rosa?
Para entender melhor todo este tema, é interessante analisar o conteúdo do que foi postado. Assim, de acordo com a equipe de Boca Rosa, o planejamento a ser posto em prática envolvia:
Script Básico do Dia a Dia
- Acordar com xícara de café, 2 boquinhas e colocar horário (sempre antes das 09h00, depois não colocar horário);
- Story único de 15 segundos dando bom dia e falando algo motivacional;
- Repostar story de frase;
- Mostrar algo fofo do neném em no máximo 3 stories;
- Se maquiar nos stories;
- Boomerang orgânico da make;
- Repostar somente o que vale muito a pena;
- Foto estilo Pinterest com hora e localização;
- Repostar uma análise de marketing;
- Boa noite com frase de pensamento.
Nas horas seguintes, inúmeros foram os usuários — famosos e anônimos — que aplicaram a técnica. Alguns relataram ter visto resultados incríveis, enquanto outros não sentiram seu efeito. Mas é preciso lembrar que, com 18 milhões de seguidores, pode ser mais simples aplicá-la.
Afinal, influenciador digital não é um emprego?
Ainda que alguns possam não concordar, é um fato que influenciador digital é um emprego. Mais do que isso, é uma marca que está exposta das mídias sociais e precisa, como qualquer outra, de uma estratégia de comunicação. Pensar que apenas criar conteúdo sem nexo irá te trazer resultados é, no mínimo, ingênuo. O mercado está saturado, com perfis de todos os tipos, sendo preciso muito profissionalismo e foco para se destacar.
Sabendo disso, o que teria de errado, portanto, em uma influenciadora ter um planejamento para sua marca Boca Rosa? Este é o grande questionamento que deve ser feito, visto que essa é uma das fontes de renda da empresária. E, por conta disso, deve ser tratada como tal, com objetivos, estratégias e análise. Não seria esse o cenário ideal para qualquer organização que se aventura na internet?
Para grande parte da população, não.
Ainda existe na mente dos usuários uma realidade errônea de que basta gravar vídeos e tirar fotos legais para ter sucesso nesse nicho. A verdade, porém, é bastante diferente disso. Como um emprego como qualquer outro, é preciso dedicar horas de seu dia para a criação de conteúdo, bem como pensar bem nos próximos passos para não se perder.
Sua empresa tem um planejamento como a Boca Rosa?
Enquanto muitos se perguntam se foi tudo planejado para ganhar mídia, poucos falam na capacidade analítica da equipe da Boca Rosa. No planejamento, é nítido que eles seguem uma organização para realizar suas postagens. Mais do que isso, demonstram conhecer seu público e se utilizar de todas as funcionalidades disponíveis na ferramenta.
Lembre-se: este é o produto que Bianca tem a oferecer, e ela trabalha para que ele seja bem apresentado. Simples assim. Não há esquema, não há truque, não há aproveitamento algum. Ela simplesmente mostrou ao público o que diversos de outros influenciadores já fazem HÁ ANOS. Nenhuma novidade até aqui.
Por isso, a pergunta que deve ficar a quem é empreendedor ou trabalha em comunicação é mais simples ainda. Sua empresa encara o mundo digital da mesma forma que Bianca Andrade? Suas redes sociais possuem um planejamento, objetivos, passo a passo? Sua estratégia conta com análises, reuniões e execução? Pois é, parece que toda essa discussão tocou na feriada de algumas empresas.
Planeje bem, execute bem, ganhe bem
Se é possível tirar alguma conclusão sobre todo este debate é que as empresas ainda têm muito a aprender com os influenciadores. O planejamento da Boca Rosa é melhor do que de muita organização multinacional, e isso é evidente. Cabe então às companhias investir mais nesse aspecto para colher os resultados. Por isso, para ter real sucesso neste mundo conectado, é preciso possuir parceiros com conhecimento e experiência para te ajudar.
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