No último dia 02 de maio foi realizado o Met Gala 2022, um dos eventos mais aguardados de todo o mundo. Uma festa que conta com celebridades, looks fantásticos — alguns nem tanto… — e uma grande cobertura da mídia não poderia ser diferente. Mas engana-se quem pensa que esta é apenas uma chance para os famosos aparecerem. Ok, tem muito disso, mas não somente.
A realidade é que este é um evento beneficente que pode nos ensinar muito sobre o mundo da moda e do marketing de luxo. Em um mesmo local, afinal, estão algumas das pessoas mais importantes do globo, todas vestindo grifes reconhecidas por todos. A forma como os artistas e as marcas se aproveitam da situação, porém, é o que a faz ser um marco no calendário.
Quer entender um pouco mais sobre isso? Confira nos parágrafos a seguir o que é o Met Gala, como ele funciona e sua história. Mais do que isso, descubra o que as empresas fazem para se destacar durante este acontecimento fashion.
O que é o Met Gala 2022?
Antes de qualquer outro ponto, de faz preciso entender afundo a que se refere o Met Gala 2022. Com isso em mente, pode-se dizer que este é um evento anual realizado pela revista de moda americana Vogue. Sempre com sede no Metropolitan Museum of Art (MET), seu objetivo é angariar recursos para financiar o departamento de moda do museu. Por isso sempre ocorre na primeira semana de maio, coincidindo com sua grande exposição anual.
Seguindo essa lógica, a cada edição há um tema a ser seguido — ainda que muitos se esquivem dele. Para esse ano, a proposta se baseava na era de ouro, sendo descrita como “Na América: um léxico da moda”. Não à toa, o grande foco estava nas grifes e nos modelos escolhidos para representar o tópico. Obviamente, alguns arrasaram, enquanto outros tentarão recuperar sua fama ao longo das semanas de moda mundiais.
Sem dúvida alguma um dos eventos mais exclusivos que existem, não é qualquer um que pode subir aquelas escadas. Apenas os valores já representam uma boa nota de corte: 35 mil dólares por um assento, e 300 mil por uma mesa. E mesmo assim, não adianta apenas ter dinheiro. A lista de convidados é escolhida à dedo pela editora-chefe da revista, Anna Wintour. Sem convite você não entra, independentemente de quem for.
Met Gala: De 1948 a 2022 chamando atenção
Se você acha que esta é uma festa nova, feita para as celebridades da internet, não poderia estar mais enganado. Na verdade, o evento ocorre desde 1948, sempre com o selo Vogue de qualidade. Assim, a lista de artistas que já o prestigiou é imensa e conta com nomes icônicos da moda, do entretenimento, dos esportes e da política. Alguns dos que já compareceram são Cher, Lady Di, David Bowie, Madonna e Jackie Kennedy.
Para o Met Gala 2022, Anna Wintour caprichou nas celebridades, com participantes dos mais diversos perfis. Os latinos foram muito bem representados pela brasileira Anitta — OLHA ELA (!!!) — e o colombiano J Balvin. Enquanto isso, a atriz de Round 6 Jung Ho-yeon compartilhou o tapete vermelho com a ex-primeira dama Hillary Clinton. O clã Kardashian-Jenner estava completo, mas era Elon Musk o mais endinheirado do local.
Como de costume, o evento tinha quatro copresidentes, incumbidos de comandar a festa. O casal Ryan Reynolds e Blake Lively foi destaque, muito por conta do vestido dela inspirado na Estátua da Liberdade. Junto a eles estavam a vencedora do Oscar Regina King e Lin Manuel Miranda, criador do espetáculo Hamilton. De fato, tinha famoso para tudo quanto é gosto desfilando por Nova York.
O momento de brilhar é agora
Até aqui este conteúdo está bastante focado na celebração e seus convidados, o que já é bastante interessante. Se faz preciso, porém, entender que existe todo um conceito por trás dos looks e das fotos. Este é um incrível portfólio para designers dos quatro cantos do mundo, além de levar o nome da Vogue a todos os países. Como fazer tudo isso? Chame artistas conhecidos e peça para se vestirem como em um baile a fantasia…
E isso está longe de ser uma crítica, visto que este é um dos pontos que trazem o charme ao evento. Para seguir na temática, estilistas se aproveitam de coleções passadas e a adaptam para o momento atual. Dessa forma, reforçam sua qualidade — e excentricidade — em prol de um bem maior. Em alguns casos, peças são feitas sob medida para serem desfiladas no tapete vermelho, dada a importância deste.
O suspense por trás dos trajes e a exclusividade da festa colaboram com essa mística. Tudo isso gera curiosidade nos fãs e faz com que o mundo pare para julgar os looks das celebridades. Para o bem ou para o mal, este é o momento de fazer seu nome, conquistando novos públicos e se conectando a mais gente. E isso vale para a Vogue e para o museu, para as celebridades e para as grifes.
O evento em termos de marketing
Com tudo o que foi explicado acima, é simples entender que este não é um evento qualquer. O Met Gala 2022 foi gigantesco, bem como seus antecessores, e provavelmente tanto quanto os próximos. Mas tudo o que foi dito acima somente faz sentido se trouxer resultados. Sem eles, o baile não passa de um encontro de famosos e estilistas regado a muito champagne e caviar.
Por isso, é válido verificar a maneira como as marcas presentes se aproveitaram — ou não — do buzz do evento. E um ponto especial dessa análise está no mercado de alto luxo, o qual compreende a grande maioria dos presentes. Ainda que um setor multimilionário, é um que sofre para se conectar com os mais jovens e se utilizar corretamente das redes sociais.
Prova disso são as buscas no Google ao longo dos dias que seguiram a celebração. Enquanto o termo Met Gala apresentou crescimento instantâneo do dia do evento, as famosas grifes pouco se destacaram. O mesmo pode ser dito a respeito das celebridades, que contaram com pouco crescimento nas pesquisas. A dúvida que fica, então, é sobre a estratégia utilizada em ambos os casos, e porque essa chance única não foi aproveitada ao seu máximo…
O que poderia ter sido feito?
A realização de grandes eventos como o Met Gala 2022 não é novidade alguma. Na realidade, inúmeras são as marcas que se aproveitam desse tipo de espetáculo para alcançar um novo público. Ao que parece, entretanto, este objetivo não foi alcançado pelas grandes e conhecidas grifes. Talvez por essa falta de tato com o público menos abastado, elas acabaram deixando a oportunidade passar.
As ações junto às celebridades poderiam ter sido melhor orquestradas, se aproveitando assim de seus perfis individuais. Com Anitta, por exemplo, a Moschino poderia ter encantado o Brasil e feito seu nome no maior mercado da América do Sul. Para isso, somente era preciso uma postagem interessante e bem pensada nas redes da cantora, que concentram mais de 60 milhões de seguidores.
No Instagram da brasileira, duas fotos foram publicadas, sendo uma delas apenas com o @moschino. Nenhuma explicação, nenhum motivo para te fazer acessar a página. Na segunda, houve um texto, mas muito mais direcionado ao designer do que à marca. Não foram utilizados CTAs, códigos, cupons, nem nada. Com um convite de 35 mil dólares, afinal, pedir um publi post não seria nenhuma covardia.
Campanhas também teriam sido uma excelente alternativa, linkando a celebridade com a marca. Se utilizar das mídias, offline e online, daria alcance à ação e chamaria a atenção para o evento e para a empresa. Mais do que isso, seria a chance de tornar seu nome mais conhecido e se aproveitar de uma chance que ocorre uma vez ao ano apenas. Seria, porque não foi…
As chances desperdiçadas no Met Gala 2022
Em um mundo conectado como o atual, estar em destaque é primordial para gerar resultados. Seja para marcas ou artistas, participar de um evento como o Met Gala 2022 é uma chance única de se mostrar ao mundo. O que se viu, porém, foi uma falta de tato por parte de seus times de comunicação, que pouco aproveitaram a mídia que a celebração traz. Para realizar um bom planejamento e alcançar novos públicos, o mais indicado é ter ao seu lado parceiros que possibilitem isso.
A Atto Marketing é uma empresa com mais de 23 anos de mercado, sempre com o foco de conectar marcas e pessoas. O grupo conta com quatro áreas de atuação, sendo elas Comunicação, Negócios, Eventos e Produções. Assim, oferece a seus clientes uma gama completa de soluções para modernizar suas empresas e se comunicar com o público correto.
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