O marketing no século XXI tem um princípio fundamental: ele precisa ser feito de humanos para humanos. Muito se fala com clientes sobre como podemos tornar seus negócios e produtos mais humanos, entretanto é preciso discutir melhor o que é o marketing humano.
Sim, é meio que uma palavra da moda junto com “humano para humano” e “marketing centrado em pessoas” e todo aquele conjunto de hashtags que inundam sua timeline do Instagram, mas há um motivo pelo qual estamos falando sobre isso. Em uma época em que estamos sobrecarregados com mensagens e publicidade, é mais importante do que em qualquer outro momento da história criar algo honesto que não pareça que você está tentando enganar alguém. Então, se você fosse tirar apenas uma coisa deste artigo, certamente indicaríamos tirar que o marketing humano começa com ser honesto.
Exemplos de marketing humano no século XXI
Vamos pensar na sua cafeteria preferida, seu cabeleireiro ou o vendedor de sua loja de roupas favorita, que você procurará novamente, porque você se lembrou que eles fizeram você sorrir da última vez que você entrou nestes estabelecimentos.
Eles te fazem sentir especial porque fazem uma conexão humana com você. Quando alguém servindo café e olha para você como se olhasse para a parede, você não sai pensando: “SIM, vou ter certeza de voltar lá algum dia!”
Quando você é tratado como um indivíduo, você tem um bom papo, alguém se lembra de algo pessoal sobre você ou sai do caminho por você, você imediatamente começa a sentir lealdade a essa marca. É o mesmo motivo pelo qual empresários antigos costumavam dirigir de milhares de quilômetros por ano apenas para visitar todos os seus clientes regularmente. Todas essas conversas poderiam ter sido feitas por telefone, mas eles queriam que os clientes soubessem que estavam investindo TEMPO nelas e que, portanto, eram importantes.
Como pode ser humano o marketing no século XXI: a era digital?
Existem várias maneiras de ser mais humano trabalhando online. Você não precisa visitar todos os clientes. Isso varia de acordo com o negócio, mas considere alguns dos seguintes:
GRUPOS DO FACEBOOK
O Facebook está incentivando que as conversas aconteçam em grupos nas páginas. O motivo pelo qual isso está acontecendo é que está no cerne do propósito da plataforma. ou seja, é uma plataforma social. Quando uma marca cria uma comunidade online voltada para o valor, é muito mais provável que ela alcance e se envolva com um grande público do que por meio de uma página em que apenas tenta promover seus produtos e serviços. Pense em que tipo de grupo as pessoas em seu público-alvo gostariam de fazer parte e crie-o! Valorize o poder do conteúdo!
SURPRESA E DELÍCIA
Este é tão fácil. Pode ser tão simples quanto lembrar o aniversário de alguém e enviar um cartão. O que você poderia fazer pelos clientes que não custasse quase nada, mas os fizesse sorrir e se sentir bem com você como marca?
Vale enviar um cartão, uma amostra grátis do produto ou mesmo um cartão personalizado de desconto. Use a criatividade e faça seu cliente se sentir especial, se sentir VISTO.
PERSONALIZAÇÃO é a chave do marketing humano no século XXI
Isso é semelhante ao ponto acima, mas foca em construir um serviço ou oferta em torno das necessidades exatas de alguém. Quando algo parece pessoal para você, isso é lisonjeiro e provavelmente impulsionará a lealdade. Talvez adicionar uma nota escrita à mão em seu próximo produto entregue ou, a depender do serviço que você ofereça, pode ser uma boa ideia produzir um relatório sobre os últimos 12 meses que vocês trabalharam juntos, destacando as melhores partes e onde você deseja ajudá-los no próximo ano.
CONTEÚDO HONESTO
Este é um dos nossos favoritos, porque as pessoas acham muito difícil de fazer. Traga depoimentos reais de clientes, faça-os durante eventos promovidos pela sua empresa, aproveitando a naturalidade do momento. Explore momentos reais para produzir conteúdo sobre a sua marca.
TENHA MUITAS IMAGENS REAIS
As imagens podem mostrar exatamente quem você é como empresa ou dizer ao cliente que você está se escondendo atrás de algo. Todos nós usamos imagens de estoque em algum momento, mas quando elas são as únicas imagens utilizadas no seu marketing, então isso não comunica uma boa mensagem de confiança, o cliente começa a se perguntar o que a marca está tentando esconder. Pense na seguinte experiência, você está buscando um arquiteto para desenhar a planta de seu próximo negócio, você prefere ver uma foto da própria pessoa no perfil de redes sociais e no site ou simplesmente ver fotos de bancos de imagens em todo material que consultar? Qual opção te fara confiar mais? Qual cria mais conexão?
Características do marketing no século XXI
Mais empresas estão percebendo, mas muitas estão com medo de fazer a mudança. As marcas se preocupam com a possibilidade de não ficarem elegantes, de parecerem estúpidas ou de que o esforço necessário para ser humano não valha o investimento.
Mas esse é exatamente o tipo de empresa que está alcançando um sucesso estrondoso, mesmo em tempos de crise. Imagine ir a um show e o vocalista ler um roteiro entre cada música. Sem humor, sem palavrões, sem erros, apenas uma mensagem acordada. Seria um pouco … meh.
Aqui estão algumas características principais para marcas que são humanas:
- Conversacional – trate as plataformas sociais de uma forma humana (consulte a conta da Netflix no Instagram)
- Personalizado
- Resolução de problemas – e antecipação destes (IA nunca dará conta da subjetividade humana como nós)
- Focado na alta qualidade em relação a grandes volumes de lixo
- Pode injetar humor
- Empatia
- Possui seus erros
- Conta ótimas histórias
- Oferece experiências acima de produtos
Como fazer o marketing humano no século XXI com maestria
Para a Atto, tudo começa com uma mentalidade. Sim, sua empresa representa certas coisas e eu agradeço totalmente que você tenha um CEO que está ganhando muito bem em um negócio de sucesso que diria: “por que balançar o barco?” Entendi, está tudo indo muito bem. No entanto, pode ir MUITO melhor! Se você não mudar e se adaptar a novos mercados e técnicas, você começará a ficar para trás… acredite.
ESTRATÉGIA
Você não pode apenas ter táticas de marketing humanas. Se você for realmente humano no Twitter e em seu e-mail e depois direcionar as pessoas para uma página de destino corporativa com mensagens de vendas agressivas e imagens horríveis, é improvável que a estratégia humana das redes se converta em clientes reais. Sua estratégia precisará incluir “ser humano” em todos os níveis.
Você pode querer ser conhecido como uma marca positiva, divertida e acessível em uma indústria obsoleta e rígida. Este pode ser o seu diferencial. Se for, como você atende o telefone, como você mantém contato com os clientes atuais, como você responde a uma crise, como vocês se comunicam? E então há o marketing: seu vídeo mais recente reflete honestamente quem você é como empresa e por que você criou o vídeo em primeiro lugar?! Que tipo de evento você tem realizado?
Portanto, não use o ser humano apenas como uma tática, ele precisa ser parte de uma estratégia.
FOCO NA QUALIDADE SOBRE O VOLUME
As marcas estão muito focadas no volume. Quantos seguidores, quantas vendas, quantas … A questão precisa ser em torno da qualidade. Sim, todos nós queremos expandir nossos negócios, mas prefiro criar conteúdo para 1.000 pessoas que são fãs do que eu fiz do que para 100.000 pessoas que não se importam.
TRATAR CLIENTES COMO VOCÊ QUERIA SER TRATADO
Ok! É um pouco óbvio, mas surpreende como isso não acontece. As pessoas costumam se surpreender e agradecer por ligar de volta quando dissemos que faríamos, já observou? Incorpore esse tipo de serviço e disciplina em seu negócio, não porque o torne mais eficiente, mas porque você está lidando com pessoas e emoções.
Se alguém escrever um comentário positivo para você, o que você pode fazer para agradecer? Talvez comece agradecendo e dizendo a eles como o comentário fez você se sentir! Da mesma forma, se alguém escrever uma nota para dizer que sua empresa o decepcionou, responda de uma forma que mostre que você se importa, e não “obrigado por seu feedback, seus comentários foram registrados e alguém entrará em contato em breve”…
RESUMINDO o marketing humano no século XXI
- Aceite que as coisas nem sempre parecerão perfeitas
- Certifique-se de que a história e a estratégia estejam no centro de seus esforços
- Mantenha as coisas pessoais para seu público e sempre que você comercializar ou interagir em nome de sua marca
- Pense nas pessoas com quem você está falando e como gostaria de ser tratado
- Deixe de lado o papo furado corporativo e apenas escreva coisas como se elas saíssem da sua boca
- E como eu dizemos aos nossos filhos todos os dias,
“trabalhe duro, seja legal com as pessoas e divirta-se”