Não é novidade para ninguém que o marketing do Rock in Rio é um excelente case de sucesso brasileiro. A marca, que se iniciou na década de 1980, vive até hoje seus dias de glória, muito por conta de sua estratégia de comunicação. Ok, a musiquinha “OOOH, OOOH, OOOH, ROCK IN RIO!” também ajudou um pouco nessa jornada. Não dá para discutir.
Mas o que é inegável nessa história toda é o profissionalismo e os insights geniais que o festival demonstrou ao longo dos anos. Da escolha do line-up à venda dos ingressos, tudo é feito com maestria. Não à toa, até artistas internacionais sonham em se apresentar por aqui. Em 2022, Coldplay, Guns n’ Roses, Justin Bieber (??) e Dua Lipa desembarcam na cidade do rock, em setembro. Mas, afinal, o que há por trás disso tudo?
Se interessou no assunto? Então confira a seguir algumas das técnicas utilizadas pelo RiR para ser o sucesso que é!
Rock in Rio: O Evento
Se você que está lendo este texto e é brasileiro, é praticamente impossível que nunca tenha ouvido falar do Rock in Rio. O festival teve sua primeira edição em 1985, em um esforço do publicitário Roberto Medina, já se tornando um marco da história. Entre os artistas, nomes como Queen, Iron Maiden, AC/DC e Rod Stewart estavam na programação.
Ao longo dos anos e com cada vez mais relevância, o festival foi se firmando como uma marca global. E isso somente foi confirmado com as edições internacionais, de Lisboa, Madrid e Las Vegas. O marketing do Rock in Rio conseguiu romper barreiras e levar a música brasileira para o mundo. E este é um feito não muito fácil de se atingir, basta perguntar para a Anitta.
Até mesmo o local em que o evento ocorre mudou durante esse período de quase 40 anos. Do estádio do Maracanã à novíssima Cidade do Rock, o RiR se adapta às necessidades e se reinventa sempre. De fato, a mudança faz parte do festival, e seus organizadores já comprovaram que este não é um problema. Nem que precise chamar cantores da Disney para isso.
O marketing do Rock in Rio
Para apresentar todo o crescimento ao longo dos anos, foi preciso muito esforço. Mais do que isso, houve foco e profissionalismo para se ajustar às demandas do público brasileiro. Muito disso, inclusive, não é de conhecimento público, ficando reservado àqueles que estudam comunicação. Mas isso muda agora, já que a seguir você vi entender melhor a estratégia utilizada pelo marketing do Rock in Rio para continuar a crescer e se destacar.
Patrocinadores e parceiros
Antes de iniciar os preparativos para mais uma edição, a primeira tarefa do marketing do Rock in Rio é contatar as marcas. A ideia é se unir a empresas conhecidas, respeitadas e que agreguem valor ao produto. O Itaú segue sendo o patrocinador master do evento, enquanto Coca-Cola, Tim, Volkswagen, Heineken, Natura, Americanas, Ipiranga, Doritos, C&A e KitKat correm logo atrás. O TikTok será o patrocinador de conteúdo.
Para a transmissão, os canais do Grupo Globo serão os media partners oficiais, junto a algumas rádios e empresas de mídia out-of-home. Além disso, mais 25 companhias entram como parceiras do projeto, com direito a stands e ações ao longo do festival. Para quem é do ramo, este sim é um line-up de respeito, com marcas conhecidas mundialmente. Mais do que isso, muitas dessas organizações aparecem novamente no evento, mostrando a força deste junto ao público.
Line-up
Ano sim ano não, quando os organizadores começam a divulgar o line-up da próxima edição, os haters aparecem com tudo. “Mas não tem rock no Rock in Rio”, “Quem é esse?” e “Pior programação da história” são comentários comuns de se ler nas redes sociais. Todo esse ódio gratuito, entretanto, não parece afetar as vendas dos mais de 500 mil ingressos, que sempre se esgotam em questão de horas.
Para 2022, a surpresa ficou por conta de nomes como Justin Bieber e Demi Lovato, sendo o primeiro o headliner do dia 04/09. Para o recalque das inimigas, este foi o dia que esgotou seus ingressos mais rapidamente. Em seguida, apareceram Post Malone, Coldplay e Dua Lipa. E aqui fica evidente a ideia do festival: dividir a programação por estilos musicais, agradando a todos e, obviamente, faturando alto.
Comunicação
O marketing do Rock in Rio também faz bonito na hora de se comunicar com seu público, e isso é claro. As estratégias utilizadas pelos organizadores envolvem uma infinidade de ações, as quais conseguem impactar um maior número de pessoas. Andando pelas ruas do Rio de Janeiro, você verá grandes painéis de LED com os headliners de cada dia do evento. Enquanto isso, na internet, o perfil da marca se comunica com quem está fora da cidade.
Televisão e rádio são utilizados como maneiras de atingir a grande massa e, por isso, não ficam de fora. De uma maneira ou de outra, você querendo ou não, VAI VER ROCK IN RIO SIM. Os próprios bastidores do festival viram manchete, sendo comum visualizar matérias do evento em portais de notícia e até sites de fofoca. Ninguém foge dessa estratégia, nem que queira.
Relacionamento
Outro fator que coroa o marketing do Rock in Rio como um case de sucesso é a maneira como é feito o relacionamento com seus consumidores. Vale ressaltar aqui que estes não são apenas as pessoas que vão ao evento. Inclui-se neste grupo seus parceiros, patrocinadores e apoiadores. Mas há um ponto de destaque dentro deste tópico: como manter um relacionamento se o festival ocorre a cada 2 anos?
É tipo namorar e se ver um ano sim e outro não.
A maestria se encontra exatamente na forma como isso pode ser feito, e o segredo é sempre se manter na mídia. A divulgação dos artistas ocorre com um ano de antecedência, já gerando buzz. Além disso, os perfis nas redes sociais não desaparecem nesse hiato. Pelo contrário, conseguem se manter ativos e engajados mesmo com absolutamente nada acontecendo.
Licenciamento da marca
Muito mais do que apenas alguns shows, o Rock in Rio se posicionou como uma incrível plataforma de comunicação. Ele se apresenta, então, como um intermediário entre as marcas e os consumidores. E é exatamente isso que o possibilita estar presente em tantos lugares ao mesmo tempo. Basicamente, se hoje é dia de rock bebê, você vai precisar de mim para se comunicar…
Uma técnica de bastante sucesso nessa ideia é licenciar sua marca para os mais diversos produtos. Qual empresa não consegue, de alguma forma, se utilizar do marketing do Rock in Rio para vender seus produtos ou serviços? A mágica de criar um line-up diversificado está, justamente, em atingir mais gente e, assim, ser relevante para a população. Com isso feito, basta colher os frutos do trabalho bem-feito.
Experiência única
Mesmo com tudo o que foi apresentado acima, o marketing do Rock in Rio se destaca mesmo é durante os dias do festival. A explicação é simples e até óbvia: a experiência do evento é única. As pessoas são fãs dos artistas, é claro, mas também são fãs do Rock in Rio. Poderia ser praticamente qualquer cantor no palco que o espaço estaria lotado. Seja nas inúmeras atividades para se fazer ou nos stands das marcas, você não fica sem o que fazer.
Muito por conta disso, há pessoas que compram seus ingressos antes mesmo de anunciarem os artistas. Esses consumidores querem ir ao evento, independentemente de quem estiver cantando. Porque a experiência é incrível e o espetáculo não se baseia apenas na música. Não por coincidência, ao sair dos shows, a primeira coisa que o público pensa é: daqui a dois anos estarei de volta. Certeza.
O marketing do rock in Rio é um case legitimamente brasileiro
Dizer que o marketing do Rock in Rio é extremamente bem-feito é desnecessário, já que todos sabem. Ainda assim, é válido destacar que este é um case brasileiro, realizado por profissionais e marcas brasileiras. O complexo de vira-lata que o povo apresenta não se encaixa aqui, mostrando que trabalho duro se paga. Para isso, porém, o mais indicado é ter ao seu lado parceiros que te auxiliem em todas as etapas.
A Atto Marketing é uma empresa com mais de 23 anos de mercado, sempre com o foco de conectar marcas e pessoas. O grupo conta com quatro áreas de atuação, sendo elas Comunicação, Negócios, Eventos e Produções. Assim, oferece a seus clientes uma gama completa de soluções para modernizar suas empresas e se comunicar com o público correto.
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