Criado para dar novas possibilidades às empresas, o Instagram for Business revolucionou a forma como as marcas vendem e interagem com seu público na plataforma. Conhecer as ações de marketing digital que a ferramenta disponibiliza e os primeiros passos do Instagram business é fundamental para o sucesso do seu negócio no âmbito online.
A presença e a comunicação eficientes na rede social são essenciais atualmente, mas você sabe como dar os primeiros passos no Instagram Business?
Estar bem posicionado nas mídias digitais é tão vital quanto oferecer um produto de boa qualidade e preços competitivos. Isso vale para empresas de qualquer segmento de atuação ou tamanho. Grandes marcas e pequenas empresas geram excelentes resultados com o Instagram Business.
Segundo dados da própria plataforma, mais de dois milhões de empresas se conectam com pessoas no Instagram e 90% dos usuários seguem ao menos uma marca. Ainda de acordo com a pesquisa, duas a cada três pessoas afirmaram que a rede social permite maior interação com as empresas.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre como potencializar seus resultados através das ações de marketing do Instagram, confira os primeiros passos do Instagram Business e saiba como investir da maneira certa na imagem da sua empresa dentro da rede social.
1. Tenha um objetivo
Deixe a ansiedade e a precipitação de lado nesse momento! Uma boa postagem começa muito antes de sua publicação. Antes de tudo, é preciso parar e refletir nos objetivos que você tem para sua conta comercial no Instagram e só então começar a traçar a sua estratégia.
Quais são as metas que precisam ser alcançadas e qual é o propósito de ter uma conta na rede social? Responder a estas perguntas, te ajudará a definir um caminho para direcionar todos os esforços futuros em ações assertivas de marketing digital.
2. Pense na estratégia de conteúdo
Não basta somente ter um objetivo traçado, é preciso pensar em conteúdo! Independente da meta que você traçou, os usuários não vão ajudar você a alcançá-la, se o que for compartilhado não for relevante para eles. Os conceitos de marketing de conteúdo também precisam ser implementados em redes sociais, nesse caso, no Instagram.
Uma forma de ajudar a pensar no conteúdo é ter em mente o seu cliente ideal, que no Marketing digital identificamos como persona. Esse perfil, semificcional, vai permitir que o conteúdo seja direcionado aos gostos, necessidades e anseios dos seus clientes, utilizando a linguagem certa para eles.
3. Planeje um calendário de publicações
O processo de produção de conteúdo pode ser cansativo e bastante desafiador se não for bem planejado e pode acabar fazendo com que você não dê conta de cumprir sua estratégia. Uma forma de reduzir esse risco é planejar um calendário de publicações.
Estipule uma data específica para pensar nos melhores temas a serem explorados e defina quando cada post precisa ficar pronto, do texto ao design. Esse planejamento oferece um melhor controle para acompanhar a evolução do trabalho e se as metas estão sendo cumpridas.
4. Use boas hashtags
Explore as hashtags que mais façam sentido para a sua audiência no Instagram. O mau uso deste recurso pode limitar o alcance de suas postagens. Suas publicações serão exibidas aos usuários seguindo a preferência e o interesse de cada um.
Uma boa foto e uma legenda cativante, precisam ser seguidas das hashtags certas. Lembrando que quantidade não é qualidade, faça uma pesquisa séria das preferências dos seus clientes para usar essa ferramenta a favor da sua marca.
5. Capriche nas imagens
O Instagram é uma plataforma majoritariamente visual, ela foi criada com o propósito de compartilhar este tipo de conteúdo. Por mais que ao longo do tempo isso tenha se modificado, uma boa imagem e um vídeo criativo ainda são um diferencial para atrair os usuários. É essencial para a sua marca investir na qualidade do conteúdo visual, independente do objetivo da sua empresa.
Hoje em dia não é mais necessário um orçamento estratosférico para produzir fotos e vídeos de qualidade, com a ajuda de um bom smartphone e criatividade você consegue cumprir o objetivo.
6. Traga autenticidade e criatividade para sua marca
Os usuários do Instagram estão cada vez mais criteriosos com o tipo de conteúdo que esperam consumir de uma marca. A autenticidade e a criatividade são essenciais para que o engajamento dentro da rede social seja natural e eficiente.
Atraia sua audiência com o que sua marca tem de melhor, exponha seus valores e diferenciais de forma criativa e garanta que seus seguidores não sejam só números, mas fãs engajados no seu conteúdo.
7. Interaja com sua audiência
Depois de traçar suas metas e objetivos, planejar e publicar um conteúdo incrível e acabar não interagindo com os usuários, todo o trabalho terá sido em vão e provavelmente você se frustrará por não ver o resultado esperado sendo alcançado.
Sempre responda os comentários, estimule a interação nos Stories, promova o engajamento constantemente para que os usuários retornem mais vezes. A interação entre a marca e o cliente proporciona uma experiência única de venda ou pós-venda.
8. Explore diferentes formatos
Usuários de redes sociais costumam ser atraídos pela diversidade de conteúdo e novidades. Assim como em qualquer estratégia de Marketing Digital, a variação de formatos de conteúdo é fundamental para o sucesso das suas ações no Instagram.
Fique de olho nas novidades que o Instagram oferece e aplique uma ação de marketing em cada recurso oferecido pela plataforma:
- Compras: ajude seus clientes a comprarem seus produtos de forma rápida e fácil! Crie e explore sua loja online com anúncios criativos e cativantes.
- Stories: Inspire ação ao expressar a criatividade e o espírito genuíno da sua marca em momentos do dia a dia.
- Conteúdo de marca: aproxime as pessoas dos produtos e das marcas que elas amam usando as vozes dos criadores de conteúdo em que o público confia.
- Reels: inspire o seu público com vídeos curtos e divertidos e seja descoberto por usuários do mundo todo.
Veja o resultado chegar com o Instagram Business!
Quando uma empresa se posiciona como referência em seu segmento de atuação no Instagram business, a tendência é que cada vez mais usuários confiem na sua marca.
Como consequência de seguir as ações de marketing no Instagram você verá melhores resultados de vendas de sua empresa e o fortalecimento da sua marca no ambiente online. Com uma conta de sucesso, todo o seu negócio pode se beneficiar desses resultados.
Agora que você já conhece os primeiros passos e quer se aprofundar ainda mais em estratégias de marketing para o Instagram business, entre em contato com a gente! Será um prazer conversar sobre sua empresa e impulsionar o seu negócio!
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