Ao analisar a história da Red Bull, fica simples entender o porquê de a empresa ter o tamanho e a importância que tem hoje. Desde o início, a inovação fazia parte da estratégia da marca, bem como a diferenciação. Acostumada a sair do comum e em apostar em técnicas distintas, o energético deixou de ser apenas um produto há muito tempo. Agora, é um case de marketing, um líder incontestável, um empregador desejado e — por que não? — um estilo de vida.
Quer saber mais sobre essa história? Então fique atento ao texto a seguir, em que poderá entender o crescimento dessa gigante austríaca. Mais do que isso, confira as técnicas que a diferenciam dos demais e como adaptá-las para sua situação.
A história da Red Bull
O início da Red Bull se deu bem longe dos holofotes do mundo ocidental e em um período complicado. A ideia surgiu após uma viagem de Dietrich Mateschitz à Tailândia, ainda em 1980, quando ele experimentou uma bebida para curar seu jet lag. O líquido apresentava uma mistura de estimulantes, cafeína e taurina, e era algo novo para os europeus.
Sabendo disso, Dietrich convidou o dono da então Krating Daeng — a tal bebida — para uma parceria. O plano era criar uma outra versão do produto, desta vez destinada ao gosto do público europeu. Com isso, se iniciou a história da Red Bull, fundada em 1984 e lançada oficialmente em 1987. Neste momento, surgia uma nova categoria, a de bebidas energéticas, mercado multibilionário até os dias de hoje.
Atualmente, a empresa baseada na Áustria apresenta números invejáveis e que impactam a quem os vê. Ao todo, são mais de 13 mil colaboradores, distribuídos em 172 países ao redor do globo. Em 2021, foram comercializadas quase 10 bilhões de latas, com faturamento na casa dos 8 bilhões de euros. Sem dúvidas, algo de certo esse touro vermelho está fazendo.
A estratégia na história da Red Bull
Não há quem discuta a relevância da Red Bull no contexto da comunicação do mundo atual. A empresa é, sem a menor dúvida, uma das mais admiradas pelos consumidores, resultado de décadas de trabalho e muito esforço. Mas, para chegar a esses resultados inacreditáveis, a companhia investiu em inúmeras estratégias.
A principal delas é a mais interessante, tendo como foco táticas originais, diferentes, criativas e de alto impacto. Tudo isso somente explica o quanto a história da Red Bull está conectada à comunicação moderna e seus desdobramentos. Se não acredita, basta analisar alguns dos cases abaixo que somente comprovam o sucesso do energético.
Embalagem icônica
Em qualquer lugar do mundo você encontrará uma lata de Red Bull, e essa é uma certeza. Mais certo do que isso, somente o reconhecimento da famosa embalagem azul e prata com escritos em vermelho. A clássica lata já é sinônimo de energia e adrenalina, e tudo isso vem por conta de um recorte interessante da história da Red Bull.
O episódio remete ao início, com resultados ainda baixos, da companhia austríaca. Para resolver a situação, Mateschitz resolveu juntar as latas vazias da bebida e espalhá-las pelas lixeiras de Londres. Com isso, o público passou a ter contato com a marca, além de ficar curioso com o produto que estava em todas as lixeiras da cidade. Simples. Barato. Genial. Eficiente.
Comunicação inconfundível
Você chega em casa, deixa suas coisas na mesa e se senta no sofá, liga a tv e percebe que está no intervalo comercial. De repente, ouve uma voz estranha, e ao olhar para a tela se dá com um desenho com pegada de cartum. Os personagens são simples e frequentemente saem voando por aí em situações cômicas. Parece familiar?
Pois bem, a icônica e inconfundível propaganda da marca surgiu em 1992 e permanece até hoje na estratégia da empresa. Clássica e atemporal, ela continua em alta e, junto ao slogan “Red Bull te dá asas”, pode ser considerada um marco da comunicação mundial nas últimas décadas.
Eventos especiais
Participar de grandes eventos não é nenhuma novidade no mercado publicitário, tanto que já falamos sobre isso por aqui. Mas, inovadora que é, a Red Bull apostou em um nicho diferente para ganhar destaque. Assim, não imagine que a empresa apoia apenas festivais de música, como grande parte das organizações.
Para a dona do energético mais famoso do mundo o foco é outro. A ideia é conectar a marca a situações com adrenalina, emoção e, óbvio, muita energia. Sendo assim, por que não investir em uma competição de avião de papel? Melhor ainda, que tal uma corrida de carros projetados por pessoas comuns? Não adianta, para ser diferente, você precisa fazer diferente.
Esportes diversos
Grande parte da história da comunicação da Red Bull se baseia nos esportes radicais, e isso ocorre desde a década de 1990. Do automobilismo ao skate, do mergulho em altura ao surfe, do wakeborad ao mountain bike, as chances de você ver dois touros vermelhos são grandes. Mas não acaba por aí.
A empresa resolveu investir pesado na estratégia, e hoje já conta com uma escuderia de Formula 1 e alguns times futebol. Com o avanço da tecnologia, a companhia se modernizou, e com isso veio o apoio aos eSports. Tudo isso com um objetivo bastante claro: se comunicar com o público certo, mas de uma forma diferente.
Patrocínios a atletas
Abrir as redes sociais e se dar com a frase “Red Bull, me patrocina!”, não é lá uma situação muito difícil de se passar. Na verdade, a prática tem até um sentido, já que boa parte da comunicação da empresa é feita dessa forma. Aliar a marca a grandes esportistas, afinal, faz parte do DNA da companhia austríaca.
Nomes como Pedro Scooby (surfe), Leticia Buffoni (skate), Cacá Bueno (automobilismo) e Neymar (futebol) são apenas alguns de seus patrocinados. Com isso, a comunicação da empresa não somente apoia o esporte em si, mas também os atletas que fazem dele uma carreira. E, de quebra, ainda ganha a exposição dessas personalidades.
Diferenciação sempre
Além de tudo isso, é mais do que válido lembrar que a história da Red Bull está repleta de cases icônicos. A alta performance é o principal posicionamento da marca, mas para comprovar isso na prática é preciso um certo esforço. E, se tem uma empresa que não tem medo disso, é a gigante austríaca.
Talvez a mais conhecida ação nesse sentido foi o salto de Felix Baumgartner, um base jumper profissional. A missão era simples de entender, difícil de executar: pular de 39 mil metros de altura e pousar em segurança. Ultrapassando a barreira do som com seus 1.342 km/h, o atleta cumpriu a meta em pouco mais de 4 minutos e imortalizou seu nome e o da marca no Guinness Book.
A história da Red Bull e a importância de arriscar
Ao entender melhor a história da Red Bull, fica fácil compreender o sucesso da gigante das bebidas energéticas. Coragem, disrupção, diferenciação e muita criatividade norteiam as ações cada vez mais épicas da empresa. E isso sempre com o pensamento no público da companhia e na relação da estratégia com o produto. Uma aula de marketing, que somente quem entende do mercado pode executar.
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