O marketing evoluiu, expandiu e hoje conquista com suas estratégias e ferramentas no meio digital. Como em toda área e mercado, temos diferentes termos que são amplamente utilizados no dia a dia. Porém, com tantas mudanças e possibilidades, nem sempre sabemos o significado das siglas e palavras utilizadas (muitas vezes em inglês) para a comunicação em diferentes trabalhos. Para você ficar por dentro destas novidades, preparamos um glossário do marketing digital com 25 termos que vão te ajudar no bate-papo!
- Alt text
- Analytics
- CAC
- Canais
- Chatbot
- Churn
- Conversão
- CPA
- CPC
- CRM
- CRO
- CTA
- CTR
- Engajamento
- Funil de vendas
- Google Adwords
- Growth Hacking
- Inbound Marketing
- KPI
- Landing Page
- Lead
- ROI
- SEO
- Teste A/B
- Tráfego
Vamos lá?
1. Alt text
Em português, traduzimos o termo para “texto alternativo”. É utilizado no SEO, sendo um texto objetivo que tem a função de descrever uma imagem publicada na internet e seus elementos visuais.
2. Analytics
Em geral, usamos esse termo ao falar da plataforma do Google Analytics, que contém um conjunto de informações para a realização da análise de dados e estatísticas.
3. CAC
Custo de Aquisição por Clique: é a métrica utilizada para calcular o investimento que é necessário para conquistar cada novo cliente, sendo essencial na hora do planejamento financeiro das campanhas.
4. Canais
Muito se fala sobre canais e esse termo do nosso glossário do marketing digital é muito simples. Os canais são os diferentes meios que temos para realizar a comunicação com noss público. No meio digital, os exemplos são e-mail, redes sociais, blogs e banners.
5. Chatbot
Esses são os nossos robôs do digital. Os queridos programas que facilitam nosso trabalho simulando o atendimento humano por meio de chats automatizados, com muita tecnologia e praticidade para os clientes.
6. Churn
Aqui temos mais um termo em inglês que pode parecer grego! Mas fique tranquilo, nosso glossário do marketing digital descomplica. Churn é uma palavra utilizada para falar sobre cancelamento, sendo o Churn Rate uma taxa que mede a rotatividade de clientes da empresa.
7. Conversão
Falamos muito em conversão, como o grande objetivo de várias estratégias. Se você pensou que é sinônimo de vendas, vamos ampliar esse conceito? A conversão também pode ser realizada quando um cliente faz o download de um e-book, solicita um orçamento ou faz o cadastro para sua newsletter.
8. CPA
Custo por aquisição: é um método de cobrança para anúncios com base no número de conversões/vendas realizadas.
9. CPC
Custo por clique: é uma forma de cobrança de anúncios com base o número de cliques que foram realizados.
10. CRM
É a gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management). A sigla também pode ser utilizada para falar dos softwares que são desenvolvidos para oferecer soluções completas para o processo de gestão, desde o cadastro das informações até o atendimento pós-vendas.
11. CRO
Otimização da taxa de conversão (Conversion Rate Optimization): é o termo utilizado para o conjunto de estratégias que tem como objetivo o aumento do número de conversões do site.
12. CTA
Chamada para a ação (Call To Action): é a forma de chamar e incentivar os usuários a realizarem as ações desejadas. Com palavras no imperativo, um exemplo de CTA é o tão usado: compre aqui.
13. CTR
Taxa de cliques (Click Through Rate): esta é a porcentagem da sua audiência que clicou no link após visualizar o seu anúncio.
14. Engajamento
Esse conceito não poderia faltar no nosso glossário do marketing digital! O engajamento nada mais é do que as ações que são realizadas nos conteúdos publicados pela marca, sendo medido pelos comentários, curtidas, cliques, compartilhamentos etc.
15. Funil de vendas
Essencial para o marketing digital, esse você não pode ficar sem saber. O funil de vendas é um modelo de estratégia que trabalha as etapas para a jornada de compras. É dividido em 3 etapas: topo, meio e fundo do funil; para cada uma delas, diferentes ações.
16. Google Adwords
Está é a plataforma é nossa grande aliada, sendo utilizada para criação de anúncios e campanhas em páginas de resultados de pesquisa ou em sites parceiros.
17. Growth Hacking
Esse termo é utilizado para falar de um conjunto de estratégias que têm como principal objetivo o crescimento rápido em diversos setores e canais.
18. Inbound Marketing
Essa metodologia busca conquistar os clientes por meio de materiais educativos, atraindo o público de forma gradual.
19. KPI’s
Indicadores-chave de performance (Key Performance Indicators): são as formas de mensurar as ações e o desempenho de cada uma delas, por meio de índices quantitativos.
20. Landing Page
Está é uma página web que tem o objetivo único de gerar conversão, fazendo uso de formulários e links para outras páginas que o restante do conteúdo.
21. Lead
Mais um termo essencial para nosso glossário do marketing digital! O lead é aquele usuário que tem interesse no que sua empresa tem para oferecer e deixou seus dados nos formulários criados.
22. ROI
Retorno sobre investimento (Return on Investment): é o cálculo realizado para mensurar os ganhos e perdas no investimento de uma ação. Ou seja, calculamos o lucro ou prejuízo. A fórmula é simples: lucro – custo do investimento/ custo do investimento.
23. SEO
Otimização para mecanismos de busca ( Search Engine Optimization): é um conjunto de ações e estratégias para conquistar melhores posições nas buscas do Google, de forma orgânica.
24. Teste A/B
Os testes A/B são muito utilizados para testar diferentes versões de uma página, e-mail, ou publicação e avaliar qual possui o melhor desempenho, com base nas respostas dos próprios usuários.
25. Tráfego
Este termo é utilizado para as visitas que uma página recebe. Podendo ser dividido entre tráfego orgânico (sem anúncios ou impulsionamento) ou tráfego pago (aqueles visitantes que chegaram pelos anúncios pagos).
Ufa, quantos termos! Esse é só um pouco do vocabulário utilizado, mas que já irá te ajudar a acompanhar as conversas e conteúdos sobre o tema. Salve esse link para consultar nosso glossário do marketing digital sempre que tiver dúvidas.
Agora se você quer as melhores estratégias para a sua empresa, é só entrar em contato com a gente! Estamos te esperando para conversar muito sobre marketing digital e impulsionar o seu negócio.