Que Philip Kotler é um gênio do marketing para todos os tipos de gerações já não resta nenhuma dúvida, entretanto ele ainda consegue surpreender a cada publicação. Seu novo livro, Marketing 5.0, traz uma análise das tendências atuais para o marketing num mundo que começa a vislumbrar a volta à normalidade, e é neste ponto que Kotler surpreende ao enfatizar que não há volta, mas que precisamos compreender o antes para podermos pensar estratégias eficientes para o depois.
Um dos capítulos deste livro foca na questão da identidade de gerações, demonstrando como o perfil influencia no modo de consumir e interpretar o mundo. Uma questão essencial do marketing atual é o fato de que ele é interativo, está além da comunicação de um produto ou mesmo da geração de conteúdo de valor, é preciso se comunicar com o consumidor de maneira íntima, como um amigo com quem ele queira compartilhar ideias e a própria vida.
Marketing 5.0 é sobre isso, sobre causar impacto no público de modo a gerar engajamento, pois independente da geração, o mundo contemporâneo não compra uma marca, compra uma ideia, e ideias vêm de pessoas, daí que vem o já célebre slogan do marketing atual
Valor é um sentimento, não é um cálculo.
Mostrar o sentimento por trás da marca se tornou uma necessidade do mundo dos negócios, não importa a qual geração seu produto queira conquistar, entretanto existem algumas particularidades que precisamos estar atentos ao buscar comunicar para um público específico. Mas não se preocupe, nós vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a cultura de consumo de cada geração.
Comunicação entre gerações
Esse dilema é um velho conhecido de todos nós, seja no papel de filhos adolescentes que se sentem incompreendidos pelos pais, ou no lugar dos pais que não entendem seus filhos, Porém, a falha de comunicação devido à distância criada pela forma de interpretar o mundo ultrapassa as barreiras familiares. Sabe aquele comercial que simplesmente não faz sentido para você, mas faz um adolescente correr para as lojas? Isso é marketing estratégico!
Millennials tendem a ser minimalistas, Baby boomers querem saber tudo sobre a marca que oferece o produto, a Geração X é altamente adaptável e gosta de experimentar, enquanto a Geração Z é a primeira de nativos digitais… percebe como cada um tem seu perfil? Mas, calma! Isso não significa que você não consegue se comunicar com mais de uma geração numa mesma estratégia, basta conhecer o perfil central do seu consumidor potencial e trazer pontos de interesse para conseguir a atenção de um público diverso, é como montar um look preto e branco e colocar um scarpin vermelho ou uma gravata lilás, basta um detalhe para mudar o jogo e se fazer notar!
Preenchendo a lacuna das gerações
As gerações são identificadas pelo conjunto de símbolos socioculturais que as define, essa forma de pensar é moldada por um contexto ambiental que se torna cada vez mais generalizável em função da globalização, assim, no tempo presente as experiências de vida em pequenas cidades no interior da Suíça se aproximam em muitos aspectos daquelas que os adolescentes de São Paulo experimentam. Contudo, não se pode dizer o mesmo de quem nasceu 10 anos antes ou depois.
Cada geração tem preferências e atitudes de consumo distintas, o que leva o marketing a se reinventar continuamente com as mudanças do principal grupo consumidor. A geração Y, conhecida como Millennial por ter alcançado a maioridade no ano 2000, prioriza experiências a posses, consolidando o lugar do marketing de eventos no planejamento estratégico das marcas.
Independente de compreender as diferentes necessidades e desejos das gerações, a grande maioria das empresas não está bem equipada para responder a todas elas. É muito comum uma empresa ficar restrita a um portfólio inicial, que pode ser baseado na projeção de seu fundador ou na perspectiva de uma persona, contudo o negócio, assim como a vida, precisa ser dinâmico e se adaptar às mudanças que acontecem ao seu redor, sem essa adaptabilidade a marca fica restrita a duas ou, com sorte, três gerações.
Mas, então, como conversar com públicos tão diferentes? Como conseguir mesclar linguagens, ideias e ideais numa só comunicação?
Primeiro é preciso entender que é sim possível agregar valor ao invés de segmentar exageradamente. Não estamos falando de falta de foco, muito pelo contrário, entenda o seu produto profundamente, saiba todos os benefícios que se pode conseguir com este, quais experiências ele pode promover e encontre aquele detalhe que irá encantar cada geração. Mais uma vez o marketing de eventos se torna uma peça essencial na potencialização do alcance da sua marca, afinal a experiência projetada num evento tem diversas nuances, podendo ser um camaleão que se adapta a muitas perspectivas diferentes com facilidade, aproximando pensamentos que pareciam divergentes.
Um bom exemplo para isso são as Olimpíadas, diferentes esportes atingem diferentes públicos, além dos eventos principais ainda há a oferta de muitas outras experiências, comunicando saúde, beleza, ideologias e muito mais, tudo condensado numa programação única, ainda que multifacetada.
Aqui vai nossa dica especial, para aproximar as 5 gerações e conseguir a atenção de todas elas agregue estes 3 princípios:
- AUTORIDADE da marca
- Promova experiências novas, mostre que a marca está sempre INOVANDO
- Envolva-se com uma causa, qualquer uma, desde plantar uma árvore até abraçar o body-positive, o que importa é mostrar que sua marca tem PROPÓSITO
Tipos de Gerações: um breve resumo estratégico
Nós acreditamos que a comunicação é essencial para o sucesso de qualquer projeto, por isso fizemos um levantamento das principais características de cada geração, baseando-nos no livro de Philip Kotler e em artigos científicos – afinal, estamos falando da necessidade de diversificar linguagens.
O ideal é que sua campanha traga peças distintas para cada geração, por exemplo, a geração Z tem pouco interesse pelo Facebook, mas inunda o Instagram, enquanto os Alpha só querem saber do TikTok. Entendendo onde concentrar seus esforços para cada público você consegue determinar o tom correto para cada rede e se comunica com pessoas de qualquer idade. O toque de mestre é DIVERSIFICAR A LINGUAGEM MANTENDO A IDENTIDADE!
Baby boomers: a geração do pós II Guerra Mundial
- Nascidos entre 1946 e 1964
- Definição-chave: poder econômico
- Foco na qualidade de vida na terceira idade
- Estabilidade
- É a geração que passava toda vida adulta trabalhando na mesma empresa
Geração X: os filhos do meio
- Nascidos entre 1965 e 1980
- Definição-chave: autoridade
- Foco na experimentação
- Adaptabilidade
- A geração do empreendedorismo
Geração Y: os famosos Millennials
- Nascidos entre 1981 e 1996
- Definição-chave: experiência cultural
- Foco na experiência
- A primeira geração a usar a internet e as redes sociais de modo pessoal
- Priorizam a opinião dos amigos que de especialistas
- A geração do idealismo
- Rede social: Facebook
Geração Z: os primeiros nativos digitais
- Nascidos entre 1997 2009
- Definição-chave: engajamento
- Foco nas finanças
- A primeira geração a não conhecer a vida antes da internet
- Engajados com causas e mudanças sociais, ambientais, culturais…
- Consumo de conteúdo de valor
- A geração que elimina as barreiras entre o mundo on e offline
- Rede Social: Instagram
Geração Alpha: os filhos do século 21
- Nascidos entre 2010 e 2025
- Definição-chave: conectividade
- Foco na individualidade
- Alto consumo de conteúdos práticos como finanças, produtividade, idiomas etc
- Tem forte influência no que seus pais consomem
- A geração que mais responde aos influenciadores digitais
- Rede Social: TikTok
Agora que você já conhece as principais características das gerações, explore o potencial do marketing e faça-se notar por todos!
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