Todo profissional deve ter participado de pelo menos um evento na vida. Pense em todos os eventos que você ouviu recentemente em seu próprio nicho. Muitos, não são? Neste artigo damos 5 dicas quentíssimas de estratégias de marketing para o seu evento não ser cringe!
Seja uma conferência, encontro, seminário ou uma grande exposição, os organizadores de eventos consideram os eventos a ferramenta de marketing perfeita. Os profissionais de marketing em todo o mundo estão em consenso de que os eventos são uma das ferramentas de marketing mais eficazes. Os eventos, entretanto, não são baratos.
Com o investimento que um organizador faz no evento, eles esperam um retorno igual. Uma das maneiras de maximizar o custo x benefício do evento é criar um plano de marketing de evento orientado a objetivos.
Desde espalhar a notícia até trazer leads e receitas relevantes, o marketing de eventos é uma das ferramentas mais afiadas do repertório para ajudá-lo a chegar no topo.
As 5 estratégias de marketing para não errar!
- Tire proveito das redes sociais
- Explore as possibilidades da tecnologia de eventos
- Experimente a abordagem de marketing multimídia
- Faça parcerias com influenciadores da área
- Gere leads durante o evento através do marketing
Quer saber melhor o que cada uma dessas dicas pode agregar ao seu evento? Primeiro vamos conversar sobre a importância do plano de marketing, sem ele não é possível aplicar essas estratégias de marketing com sucesso.
Crie um plano de estratégias de marketing definitivo
Qualquer campanha de marketing deve iniciar pela mais negligenciada de todas as estratégias, ter um plano de ação claro e preciso baseado naquilo que o evento deseja alcançar. Você deve se perguntar o que deseja alcançar com o seu evento para em seguida questionar-se quais os passos necessários para o sucesso.
O layout SMART, uma sigla do inglês que significa: metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas ajuda a organizar o seu plano de marketing de eventos. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para orientar essa construção:
- Deseja maximizar as inscrições no evento por meio da campanha de promoção do evento?
- Você está procurando atingir clientes específicos?
- Seu objetivo é envolver os participantes desde o pré-evento?
- Qual é a sua estimativa sobre o número de leads que você poderia gerar a partir do evento e como?
A resposta a essas perguntas o guiará na direção de como construir seu plano de marketing. Além de definir seus objetivos, irá também definir seu público-alvo. A base dessa divisão pode ser designação, demografia, vocação, etc.
Isso também o ajudará a restringir o meio no qual você precisa concentrar seus esforços de marketing.
Divida suas estratégias de marketing desde o seu planejamento em: pré-evento, durante o evento e pós-evento e classifique as campanhas para cada etapa de acordo com o seu foco. A definição do orçamento de marketing juntamente com seus custos e requisitos logísticos também deve ser feita nessa etapa inicial e revisada ao fim de cada momento (pré, evento e pós).
Depois de definir o que deseja alcançar com as estratégias de marketing a próxima pergunta é: como?
Aqui estão 5 dicas incríveis de estratégias de marketing que você pode implementar para criar seu plano infalível para impulsionar o seu evento.
1. Tire proveito das redes sociais
A mídia social é uma ótima ferramenta de marketing de eventos em todas as fases. Vamos repetir:
A mídia social é uma ótima ferramenta de marketing de eventos em todas as fases da sua estratégia.
De acordo com um relatório divulgado no Guia de Marketing Digital de Neil Patel, 74% dos planejadores de eventos listaram a mídia social como a ferramenta mais eficaz para marketing de eventos. Mas veja, mídia social é ferramenta e não estratégia. Como usá-la?
Você pode criar campanhas criativas para a promoção de eventos para obter mais inscrições, assim como pode investir em promoções pagas em canais relevantes.
Durante o evento, incentive os participantes a postar sobre sua experiência nas redes sociais. Interaja e se envolva com os participantes nas redes sociais.
Quase 98% dos consumidores criam conteúdo de mídia social em eventos e experiências. Use isso a seu favor. O conteúdo gerado pelo usuário pode ser uma ótima maneira de promover seu evento, além de obter um feedback valioso.
Filtrar o que está sendo falado sobre o seu evento nas mídias sociais também pode ajudar a gerar mais leads, destacando os participantes que parecem genuinamente interessados na marca e que são clientes em potencial.
Aproveite todo o poder dos canais de mídia social utilizando recursos e estratégias de marketing que são relevantes para o seu público-alvo em todas as fases do evento, desde criação de enquetes, lives diretas do evento com participantes ou mostrando bastidores, reels… enfim, use a criatividade e explore as redes sociais, quem sabe o próximo fenômeno não vem do seu marketing, “tá passada”?
2. Explore as possibilidades da tecnologia de eventos
Muitos organizadores de eventos individuais, assim como empresas de gerenciamento de eventos, agora estão investindo em tecnologia de eventos. Existem muitos softwares de marketing de eventos excelentes disponíveis no mercado que podem ajudá-lo a automatizar tarefas triviais, como o envio de e-mails de marketing de eventos.
Agendar publicações nas redes sociais e acompanhar o sucesso geral de sua campanha de marketing por meio de métricas detalhadas é uma das estratégias mais triviais – e essenciais – possibilitadas por esse tipo de tecnologia.
Também está disponível um software de gerenciamento de eventos all in one que permite que você faça muito mais. Você pode criar sites de eventos otimizados para SEO e páginas de destino por meio de ferramentas de automação. O software de aplicativo de eventos pode permitir que você crie um aplicativo de eventos interativo em algumas etapas fáceis.
O tempo e o custo economizados com o investimento em tal ferramenta de tecnologia de eventos podem ser utilizados para outras tarefas importantes em sua campanha de marketing.
3. Experimente a abordagem de marketing multimídia
Além da mídia social, existem vários outros canais que você pode utilizar para alcançar seu público-alvo. Isso inclui marketing de conteúdo, marketing de vídeo, site de evento, aplicativo de evento, etc.
Você pode criar blogs informativos, vídeos promocionais, gráficos atraentes e artigos de relações públicas em torno do seu evento para a promoção pré-evento. Esses blogs podem ser promovidos em todos os canais, incluindo o site do evento. Você também pode investir em anúncios gráficos do Google, se o orçamento permitir.
Aproveite seu aplicativo de evento para envolver os participantes durante o evento. Divulgue seu aplicativo de evento em todos os canais e incentive os participantes registrados a se inscreverem.
Execute concursos elaborados, poste conteúdo colaborativo dos patrocinadores, bem como informações sobre o organizador no aplicativo para gerar conexão, engajamento e vínculo. Tudo isso pode ser facilmente automatizado por meio do software do aplicativo de eventos, uma grande economia de tempo.
4. Faça parcerias com influenciadores da área: direto do manual estratégias de marketing de ouro da Geração Z
Se o orçamento permitir, selecione uma lista de influenciadores da área para divulgar o seu evento. Algumas empresas já têm colaborações com certos influenciadores, além disso, patrocinadores e mesmo investidores, como empresas de lanches que montem stands no evento, por exemplo, podem funcionar como divulgadores e influenciadores. Inclua vantagens para parceiros em seu plano de estratégias de marketing e potencialize o alcance de seu negócio!
Envolver influenciadores na promoção pré-evento pode ajudá-lo a obter mais inscrições para o seu evento. Enquanto envolvê-los durante o evento pode gerar maior compartilhamento e vinculação, potencializando a obtenção de clientes para além do evento.
Essa colaboração, independente do modelo escolhido, deve ser promovida fortemente em todas as plataformas.
O marketing de influência, se feito da maneira certa, pode ajudá-lo a atrair mais participantes, aumentar as vendas de ingressos e fidelizar clientes, que estarão comprando não somente a experiência, mas a ideia da sua marca.
5. Gere leads durante o evento através do marketing
Os profissionais de marketing de eventos frequentemente negligenciam o poder do networking face a face. Faça interferências durante o evento e faça networking com seus participantes pessoalmente.
Outra forma de gerar leads durante o evento é fazer com que os participantes preencham um questionário bem elaborado. Você pode pedir que eles façam isso no balcão de registro ou em um balcão separado operando ao longo do dia.
Faça networking durante o evento e ganhe o maior número possível de contatos relevantes.
No entanto, os leads gerados durante o evento são inúteis sem o devido acompanhamento. Acompanhe o pós-evento do seu participante por e-mail e mídia social, obtenha feedback para saber o que funcionou e o que não funcionou.
Você também pode agendar um e-mail de feedback genérico usando seu software de marketing de eventos para economizar tempo. Passe adiante leads quentes relevantes para sua equipe de vendas de eventos e faça com que eles façam o acompanhamento mais próximo para gerar mais retorno em termos de fidelização de clientes.
Continue medindo o sucesso de seu plano de marketing em termos de metas alcançadas. Essas métricas podem ser baseadas no número de inscrições recebidas, ingressos vendidos, impressões em sua campanha publicitária ou engajamento em suas postagens de promoção de eventos que, em última análise, se traduzem em um número de inscrições recebidas ou o número de ingressos vendidos.
Um plano de estratégias de marketing sistemático e bem delineado pode ajudá-lo a fazer maravilhas em termos de geração de aproveitamento máximo do alcance do seu evento.