Quando Assis Chateaubriand trouxe a televisão ao Brasil, em 1950, com certeza ele não imaginava que ela correria o risco de ficar obsoleta anos mais tarde. O aparelho foi um marco na história da comunicação do país, que abraçou rapidamente o coração dos brasileiros. Porém, em 2005, a forma de consumir vídeos foi revolucionada com a chegada do Youtube. A rede social foi rapidamente comprada pela Google Inc. e cresce avassaladoramente a cada ano. Daí a necessidade de entender as vantagens da plataforma e saber como começar no Youtube para alavancar o seu negócio.
O poder do Youtube é tão grande que atualmente pesquisas apontam que a rede social é mais popular que a televisão no Brasil.
No mesmo lugar no qual antes as famílias se sentavam para assistir aos noticiários e novelas, agora elas mesmas escolhem o conteúdo que desejam consumir. De acordo com dados do próprio Google, no Brasil, ⅓ dos usuários do YouTube assistem à plataforma conectada à televisão. Desses, 82% assistem a conteúdos junto com outras pessoas, e 36% só assistem ao YouTube na TV acompanhados.
O Youtube é o segundo site mais acessado do mundo. O que faz a plataforma ser tão querida pelos seus usuários é a resposta para todo o seu sucesso! Por isso, entender o poder do Youtube é essencial para alavancar o seu negócio.
Neste artigo abordaremos os hábitos de consumo dos usuários de vídeo no Brasil e o impacto do Youtube na economia do país. Você está pronto para investir nessa plataforma e revolucionar o seu negócio? Veja como dar os primeiros passos!
Listamos 5 motivos para você começar hoje mesmo uma estratégia de marketing no Youtube:
1. Pluralidade
Ter à sua disposição um leque de conteúdo a ser escolhido sempre foi o desejo dos consumidores de vídeos. O que antigamente era suprido pela quantidade de canais contratados pela operadora de TV – quanto mais canais, mais diversidade – agora a internet proporciona facilmente.
A pluralidade é o que o Youtube tem de melhor. A plataforma reúne um vasto conteúdo de entretenimento e informação que nenhuma emissora de TV seria capaz de proporcionar. A oportunidade de ter acesso aos mais variados assuntos, de forma bem democrática, é um dos motivos que fazem a plataforma ser tão acessada.
2. Pertencimento
O psicanalista Heinz Kohut definiu o ato de pertencer como a sensação de ser um “humano entre seres humanos”. Precisamos nos sentir conectados a outras pessoas, é uma necessidade básica.
Uma das razões pelas quais o YouTube tem se tornado indispensável é porque os usuários acham um ou mais grupos com os quais se identificam. As pessoas buscam criar conexões e a plataforma as ajuda a ter esse senso de comunidade, já que foi construída dentro de uma cultura de compartilhamento e interação.
3. Ensino
O Youtube é um espaço de aprendizado. Os brasileiros utilizam a plataforma todos os dias para aprender novos hobbies,
resolver problemas e acessar um vasto conteúdo sobre educação tanto para estudantes, quanto para educadores.
A cada 10 pessoas entrevistadas, 7 alegaram aprender algo novo assistindo aos vídeos do Youtube e utilizam a ferramenta como fonte de conhecimento.
4. Impacto econômico
Um estudo inédito, encomendado pelo Youtube, junto à consultoria Oxford Economics, mostra que, no Brasil, o mercado em torno da rede social impactou o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 em 3,4 bilhões de reais, gerando 122.000 empregos.
Estes dados comprovam o sucesso e potencial da plataforma de vídeos mais popular do país. De acordo com informações da própria empresa, o YouTube foi pioneiro em oferecer um modelo de negócio de divisão de receita, no qual a maior parte dos ganhos fica para o produtor de conteúdo. Essa proposta atrai milhares de criadores para a plataforma todos os anos.
5. Empreendedorismo
Para os empreendedores, o Youtube é um local para compartilhar suas habilidades, expressar sua criatividade e criar negócios locais que contribuam para a economia. Os vídeos aumentam o alcance desses pequenos negócios, atraindo mais clientes engajados e gerando mais renda, dentro e fora da plataforma.
De acordo com dados do relatório de Impacto do Youtube de 2020, 88% dos empreendedores criativos disseram que o YouTube tem tido um impacto positivo em seus objetivos profissionais. E 77% concordam que através do Youtube eles obtêm mais oportunidades para a criação de conteúdo e geração de renda que não teriam através das mídias tradicionais.
Veja na prática como começar no Youtube
Agora que você já viu o poder do Youtube e o impacto econômico, cultural e social da rede social no Brasil, fica mais fácil investir parte da estratégia de comunicação e marketing digital da sua empresa na plataforma.
Mas como começar no Youtube da forma correta?
O Youtube é uma plataforma de conteúdo, portanto, é o destino ideal para uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Entenda melhor a importância e os caminhos para ter bons resultados no Youtube!
Entenda seu público
O que seu público gostaria de ver em seu canal? Pense em suas motivações, desejos, dúvidas e problemas a serem resolvidos. Pense no gênero, na idade e localidade em que eles estão. Some essas respostas a outros dados mais específicos da sua persona.
Crie um roteiro
Antes de gravar é preciso pensar na história que seus vídeos irão contar. Nesse momento, crie um pequeno resumo do vídeo, previsão de duração e a sequência de falas e imagens que vão construir essa história.
Defina a locação e os recursos para a filmagem
Agora que você já definiu a história do seu vídeo, chegou a hora de saber o local em que esta história será passada. Avalie questões como a presença de ruídos ou da falta de iluminação que podem prejudicar a gravação, bem como a possibilidade de cobrança pelo uso do local.
Não esqueça de anotar todos os recursos que serão necessários no dia. Planeje tudo o que você precisa para gravar e pense ainda no plano B caso tenha algum problema com equipamentos.
Reserve tempo para edição
Esta etapa de finalização é determinante para a qualidade do seu vídeo. Invista em uma boa edição, ela pode ser um diferencial do seu canal.
Pense na transição das imagens, no ritmo do vídeo, nas músicas e efeitos sonoros, nos links para outros conteúdos, além do thumbnail que é exibido no Youtube.
O Youtube não é um mero local para compartilhamentos de vídeos, é uma ferramenta poderosa de marketing e faturamento também. Faça um bom uso dessa plataforma e tenha ainda mais sucesso no seu negócio!
1 comentário