É um fato já conhecido que a pandemia do Coronavírus trouxe muitas incertezas para todos. Mas se em 2021 nós vimos um cenário de esperança no mundo todo, o ano de 2022 nos traz uma perspectiva ainda maior! No Marketing digital, muitas novidades prometem alavancar ainda mais o setor e mudar a forma como o mercado de compra e venda se comporta. Na corrida virtual, conhecer as principais tendências de marketing digital para 2022 é primordial para quem quer destacar sua marca neste ano.
Por isso, iremos abordar neste artigo os principais pontos e novidades no mercado para você conhecer e sair à frente!
Marketing Digital e o crescimento das vendas online
O marketing digital continua sendo uma ferramenta poderosa para tornar seu negócio visível e suas vendas mais prósperas. Ainda que o atual quadro econômico do país não seja muito favorável no momento, já que passamos por um período de alta da inflação e, consequentemente, diminuição do poder de compra da população. Mesmo assim, as compras online subiram no último ano. Apesar da flexibilização das medidas de segurança contra a Covid-19, muitas pessoas não se sentem seguras em sair às ruas e optam por fazer suas compras de forma virtual. O que fez com que muitas marcas acelerassem seu passaporte para o mundo digital.
Não é atoa que o e-commerce no Brasil bateu recorde de vendas no primeiro semestre do ano passado, de acordo com o relatório elaborado pela Ebit | Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco. Segundo os dados divulgados, o número de vendas foi de R$ 53,4 bilhões, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A concorrência no mundo digital fez com que as marcas pensassem melhor em suas estratégias de marketing digital. Aquelas que não tinham adotado nenhuma ainda, viram a necessidade de investir no setor.
O que esperar das tendências de Marketing Digital para 2022?
Não basta ter uma boa presença online. É preciso conhecer bem cada estratégia de marketing e saber em qual delas investir. Por isso, para muitas marcas, este é o momento ideal para analisar os últimos resultados e se planejar para o ano que está começando.
As tendências de marketing digital para 2022 apontam para um futuro de boas oportunidades, comparado aos anos anteriores. São novas tecnologias, questões sociais e ambientais e até um novo universo para explorarmos — o metaverso. Apesar das novidades, é preciso ficar de olho também no mercado econômico. O baixo poder de compra pode impactar diretamente os investimentos de algumas empresas em Marketing Digital.
Diante de tudo isso, o que muda de fato neste novo ano? Vamos analisar agora as principais tendências de Marketing Digital e ver como você pode se preparar melhor para elas:
- Streaming de vídeo
- Era sem cookies
- Conteúdo baseado em dados
- Social commerce
- Ascensão do metaverso
1. Streaming de vídeo
Para muitas pessoas, este mercado se tornou o centro da mídia. O lugar onde todos os olhos deveriam se voltar. Isso se deu pelo fato do crescente fortalecimento e aumento do consumo de streaming de vídeo nos últimos anos. O distanciamento social alimentou ainda mais essa tendência em 2021. No último ano, o crescimento tem sido impulsionado por uma onda de fusões de plataformas, e a entrada de novos players neste mercado.
Um estudo da Kantar mostrou que mais da metade dos usuários de internet usaram serviços de TV por assinatura ou streaming de vídeo “na última semana”. Entre eles, 65% assistiram a duas horas ou mais de conteúdo pago diariamente.
Mas se antes a concorrência era baixa, atualmente vemos outras empresas concorrendo, além da Netflix. Serviços como HBO Go, Disney+, Globoplay, Apple TV+ e Discovery+ têm conquistado cada vez mais usuários. Com tantas opções no mercado, o consumidor pode acabar “paralisando”. Antonio Wanderley, CEO da Kantar/LatAm, define esse processo como “paradoxo da escolha”. Muitas opções podem ser boas, mas ao mesmo tempo podem levar o consumidor a não fazer escolha nenhuma.
Ainda no formato de streaming, outra tendência importante é o Live Streaming. Com esse recurso, as marcas podem fazer transmissões online de eventos, como o Live Commerce, que foi bastante utilizado durante a pandemia no ano passado. A Black Friday 2021, por exemplo, teve diversas marcas utilizando o Live Commerce, com artistas e influenciadores famosos para promover as vendas.
2. Era sem cookies
O fim da era de cookies de terceiros não é nenhuma novidade para o mercado. A notícia foi um dos assuntos mais comentados no mundo digital ao longo de 2021. Isso porque, o anúncio foi feito pelo Google ainda em 2020 e tinha como objetivo encerrar esse processo gradual em 2022. Mas em meados do ano passado, a empresa anunciou que esse processo vai até 2023, o que propicia mais tempo para discutir as melhores soluções.
Por que essa medida afeta tanto o marketing digital?
Empresas como Google e Facebook captam os dados dos usuários para oferecê-los aos anunciantes, que assim podem conhecer melhor seus consumidores e segmentar e personalizar suas estratégias de marketing e publicidade.
Qual seria a solução para o futuro?
Não existe uma solução específica para substituir os cookies. Em vez disso, será necessária uma abordagem com variadas soluções. Além de uma reavaliação contínua das fontes de dados utilizadas. Para 2022, os profissionais de marketing devem focar na coleta de dados first-party, ou seja, que são coletados por eles mesmos diretamente com os usuários.
3. Conteúdo baseado em dados
Mesmo com o fim dos cookies de terceiros e uma discussão em torno da privacidade dos usuários, a utilização de dados não deixará de existir dentro do marketing digital.
No marketing de conteúdo, por exemplo, o desafio para 2022 é incorporar dados de usuários e consumidores à produção de conteúdos, de maneira que eles sejam mais informativos e relevantes. Na prática, o conteúdo que vai se destacar em 2022 é aquele que for produzido com embasamento, a partir de análises e exemplos da realidade. Então, é preciso reduzir o ritmo de produção e focar na qualidade.
Ainda de acordo com o estudo divulgado pela Kantar, “as marcas estão cada vez mais focadas no fortalecimento das suas plataformas de dados para entender e segmentar melhor seus consumidores. Cerca de 81% desejam usar seus próprios “first-party data” combinados aos dados de pesquisa.”
4. Social Commerce
Como já falamos aqui, a pandemia favoreceu e impulsionou o crescimento das vendas online. No Brasil, o investimento publicitário do comércio eletrônico cresceu dois dígitos entre 2018 e 2020, ainda de acordo com o estudo realizado pela Kantar.
Uma das tendências para os próximos anos é o fortalecimento das compras realizadas em mídias sociais. De acordo com dados da Hootsuite e We Are Social, as novas gerações já estão usando mais as redes sociais (53.2%) do que os mecanismos de busca (51.3%) para pesquisar informações sobre marcas.
As vendas pelas plataformas de mídias digitais reduz a jornada de compra do consumidor, que passa uma boa parte do tempo diariamente interagindo nas redes sociais.
Plataformas como Instagram e Tik Tok já estão investindo em ferramentas de vendas dentro dos aplicativos. Para 2022, o Instagram anunciou que vai disponibilizar globalmente o Instagram Checkout, que é a possibilidade de finalizar as compras dentro da loja no Facebook ou Instagram, sem precisar deixar o app. Já o Tik Tok anunciou uma parceria com o Shopify, que passou a permitir que os criadores criem uma aba de compras no seu perfil.
5. Ascensão do metaverso
Em outubro de 2021, Mark Zuckerberg colocou o metaverso em pauta ao substituir o nome de sua empresa por Meta, fazendo alusão ao novo mundo virtual. O criador do Facebook vê o metaverso como um futuro promissor e quer construir essa nova realidade com a sua marca.
Mas o que seria o metaverso?
Na prática, o metaverso é um tipo de universo virtual, que une tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. As ações no metaverso geram impacto no mundo físico, ambos estão conectados. A expectativa é de que as pessoas passem mais tempo dentro do metaverso do que na própria realidade em si. Por isso, as marcas já estão aderindo a essa nova realidade. A tendência para 2022, e os próximos anos, é de exploração desse novo território, com experiências imersivas para o consumidor, integradas com entretenimento.
São muitas novidades para o futuro. As tendências de marketing digital para 2022 prometem trazer boas oportunidades para o mercado digital.
Se quiser ficar por dentro de todas as novidades que vem por aí, acompanhe nossos posts! E se precisar de ajuda para planejar as estratégias de marketing de sua marca para este ano, conte com a gente!
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