Seja em seu perfil pessoal, profissional ou da sua empresa, as redes sociais são um espaço poderoso para divulgação de seus produtos e serviços e produzir conteúdo para seu público é uma das estratégias de comunicação utilizada para impulsionar sua marca no ambiente digital. Entre tantos formatos de postagens disponíveis, um deles pode causar um medo maior: os vídeos. A insegurança de se expor paralisa muitas pessoas, isso acontece com você? Para ajudar a enfrentar esse obstáculo de frente, separamos dicas de como perder a vergonha de gravar vídeos que vão te ajudar a se jogar nos posts! Vem com a gente?
Gravar vídeos is the new falar em público?
O medo de falar em público é compartilhado por milhões de pessoas. Um nervosismo toma conta, as palavras parecem faltar e até aquilo que parece fácil de ser dito pode se tornar uma missão impossível. Enfrentar esse desafio não é fácil, encarar um público não é para qualquer um… Ou será que é? Existem muitas técnicas para perder o medo e vencer a vergonha de falar em público que ajudam muitas pessoas a encararem esse pesadelo.
Porém, nos dias que vivemos hoje, falar para um público não precisa mais de uma plateia ou uma sala cheia de pessoas. Com os celulares e as redes sociais disponíveis, você tem uma janela para o mundo na palma das suas mãos, uma plateia que pode estar conectada com você para ouvir o que tem a dizer. Mas assim como falar em público no “estilo clássico” o nervosismo, a vergonha e o medo do julgamento aparecem e muitos perdem essa oportunidade de criar uma conexão com sua audiência e explorar esse formato que traz excelentes resultados.
Stories, reels, feed…. São muitas possibilidades de engajar e você irá deixar o medo te parar? Não! Vamos vencer esse desafio e utilizar as redes ao nosso favor.
Por onde começo e como perder a vergonha de gravar vídeos?
Sabemos que é difícil, mas os primeiros passos são: não pense nos julgamentos, esqueça os “haters”. Sempre existirão aqueles que não vão concordar com você, que procurarão defeitos para criticar seu trabalho.
Mas lembre-se: essas pessoas não são o seu público! Foque em quem se interessa pelo que você tem a oferecer, em quem são seus potenciais clientes e consumidores.
Fale sobre o que você domina
Falar do que a gente sabe e gosta é sempre mais fácil! Dentro do seu universo, busque por temas que você tenha maior domínio e comece por eles. As falas irão fluir junto com a sua empolgação sobre o tema e a timidez será deixada de lado.
Os temas devem estar alinhados aos seus objetivos, estratégias e planejamento de conteúdo, não esqueça do seu foco principal com cada ação.
Crie um roteiro para te guiar
Por mais simples e breve que seja o conteúdo, até você estar acostumado (a) com a câmera, mesmo vídeos de 15 segundos podem ser desafiadores. Para não se perder, encare todos eles como um pequeno filme e crie um roteiro que irá te acompanhar na gravação.
Como irei iniciar o vídeo? O que devo falar? O que não posso esquecer? Qual a ordem das informações? Quais são boas frases para utilizar? Como irei encerrar? Coloque a resposta de todas essas perguntas nas suas notas, leia algumas vezes e consulte durante a gravação para relembrar os pontos.
Ensaie e grave vídeos sem compromisso
A pressão de entregar o conteúdo e a publicação podem ser fatores que aumentam a vergonha e o nervosismo. Que tal gravar vídeos só pra você, sem compromisso de publicar? Essa pode ser uma ideia para começar a acostumar com a câmera, de forma descontraída e leve. Assista seus vídeos e analise aquilo que você gostaria de melhorar, foque no que já está saindo como o esperado. Dê risada e divirta-se com o processo!
Grave e regrave, não desista.
Diferente das câmeras analógicas com filme, com os equipamentos de hoje você pode gravar, regravar, apagar e refazer quantas vezes for necessário.
Errou? Travou? Respire fundo e comece de novo. Grave sem pressa, muitas vezes precisamos de algumas tentativas e isso também faz parte do processo. Não desista, você consegue!
Prepare aquele look, cuide do seu visual
Muito além da estética do vídeo, tirar um tempo para se arrumar pode ser aquele up na autoestima que te traz mais confiança na hora de gravar. Olhar para a tela e curtir sua imagem pode ser um gás para produzir o conteúdo sentindo-se bem, com muita energia. Acredite no seu poder!
Esqueça a perfeição
Deixe a perfeição de lado, ela não existe! Nesse momento, o perfeccionismo é uma armadilha que te impede de executar seu projeto por encontrar erros até onde não existe. Produza seu conteúdo com cuidado, obtenha um resultado de qualidade e publique. Não espere que seja perfeito, porque nunca será.
Encontre um lugar tranquilo para gravar
Carros passando na rua, barulho no vizinho, crianças brincando, cachorro latindo… Tudo isso faz parte da vida, não podemos para o mundo para gravar os vídeos que queremos. Porém, buscar um lugar calmo e tranquilo vai te ajudar na sua concentração para gravar, melhorando ainda a qualidade do resultado final.
Faça bom uso da edição
Gravar um vídeo todo de uma só vez, seguindo o roteiro e sem errar nada? Isso é quase um milagre! Os recursos de edição serão seus aliados, você pode gravar diferentes vídeos e selecionar os melhores trechos de cada um deles.
Alivie o peso
Encontre formas de tornar esse trabalho leve. O peso só irá te afastar dos seus objetivos. Não assista seus vídeos centenas de vezes em busca de defeitos, as pessoas não irão reparar em nada disso que você está esquentando a cabeça. Nem todo mundo está te olhando, fique tranquilo (a), foque no que você quer entregar para as pessoas. Não espere “a hora certa”, apenas comece.
Agora que você já leu nossas dicas de como perder vergonha de gravar vídeos, chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no botão de gravar! Se você está pensando em quais conteúdos poderia criar para gerar valor para sua marca, entre em contato com a gente. Juntos, podemos alavancar suas mídias sociais!