Não é de hoje que o comportamento de compra e perfil do consumidor mudou à medida que a internet e, principalmente, as redes sociais se popularizaram. Hoje em dia não basta somente ter uma presença online, é preciso pensar na forma e quais conceitos e princípios da sua marca estarão expostos na grande vitrine da web. A estratégia que você utilizar para sua marca interagir com seu target será determinante para gerar uma imagem positiva ou negativa. Daí a importância de planejar cada ação e o marketing de conteúdo visual é uma importante ferramenta para alavancar o seu negócio.
A comunicação humana é predominantemente visual e não verbal. Os desenhos rupestres encontrados nas cavernas são exemplos claros do poder da comunicação visual. Na estratégia de marketing digital também não é diferente. O que costuma atrair mais: um texto longo ou uma imagem impactante? No mercado concorrido e acirrado, gerar conteúdo inteligente é vital para atrair e manter novos clientes. Por isso, se você ainda não planejou nenhuma estratégia de marketing de conteúdo visual para 2022, leia este artigo até o final e veja as principais tendências para você implementar na sua empresa no próximo ano!
Marketing de conteúdo visual na prática!
Como já dizia o filósofo chinês Confúcio, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Essa frase nunca fez tanto sentido quanto hoje em dia, com o atual fluxo de informações que estamos expostos. Na lei da era digital, leva quem consegue impactar primeiro o consumidor no mar de postagens e conteúdos digitais. Não basta pensar numa boa imagem apenas, muitos detalhes precisam ser analisados antes durante o planejamento de marketing digital. É preciso pensar na imagem que a marca quer passar, como também pensar em suas cores e linguagem.
Segundo o professor e escritor Philip Kotler (2003), atualmente as empresas estão cada vez mais recorrendo à imagem e ao marketing emocional para assim conseguir conquistar participação na mente (mind share) e no coração (heart share) dos clientes. As cores e os sentimentos não se combinam ao acaso, cada uma é empregada por um propósito e por isso, são necessários estudos e planejamento na hora de pensar em uma imagem que represente a sua marca.
Diferentes formatos visuais
Quando falamos em marketing de conteúdo visual não estamos limitando apenas à uma imagem, mas sim, diferentes formatos visuais. Isso inclui:
- Imagens: mais comum e efetiva, sejam fotografias ou ilustrações;
- Vídeos: já é bastante utilizado no marketing digital e só tende a crescer ainda mais;
- Infográficos: mistura de textos e ilustração bem fácil de ser compreendida;
- GIF’s: são animações curtas e pequenas e excelente para as redes sociais;
- Memes: podem ser em formato de vídeo, imagem ou gif, utilizados mais como uma forma descontraída de comunicar;
- Screenshots: é uma captura de tela usada para uma comunicação mais clara como tutoriais de passo a passo.
Vale lembrar que conteúdos de origem visual são universais, podendo ser compreendidos por um grande número de pessoas de diferentes origens e culturas.
Principais tendências de Marketing de conteúdo visual para 2022
Destacar sua marca de forma efetiva e afetiva é um dos grandes desafios para o próximo ano e por isso, reunimos algumas tendências para te ajudar a criar um conteúdo com recursos visuais interessantes e atraentes. Confira algumas delas:
1. Transmissão ao vivo
As transmissões ao vivo são um ótimo exemplo de utilização visual de forma inteligente. As grandes marcas têm incluído essa ferramenta em seu marketing através de parceria com uma plataforma de streaming estabelecida no Twitch, no YouTube, ou no Instagram para campanhas. Além disso, a transmissão ao vivo oferece interação imediata e dá ao seu público-alvo a chance de fazer perguntas, obter respostas e aprender mais antes de fazer uma compra.
2. Listas como gráficos
A mente humana é capaz de perceber gráficos e imagens milhares de vezes mais rápido do que um bloco de texto preto em um fundo branco. Além disso, uma publicação que utiliza o recurso gráfico como ferramenta consegue destacar informações importantes do texto de uma forma muito mais atrativa.
3. Experiência visual gamificada
A gamificação é um termo que define as técnicas utilizadas em jogos digitais quando aplicadas em outras situações que não são relacionadas aos games. Geralmente são utilizadas para tornar algo mais atrativo e prazeroso. Não basta simplesmente utilizar um gráfico simples e estático, interação é a palavra do momento. Quanto mais interativo você puder tornar seu conteúdo, mais fácil será manter os visitantes do site na página por um longo período de tempo. Se a experiência for especialmente divertida ou agradável, eles podem até compartilhá-la com os amigos e seguidores.
4. Ecologia e sustentabilidade
Este tópico não é necessariamente sobre o visual da sua postagem, mas sim o conteúdo. Um tema pra ficar de olho no próximo ano é: vida ecológica e saudável. Cada vez mais as pessoas estão interessadas neste tópico. Elas querem saber o que é melhor para o meio ambiente, suas famílias, seu bem-estar e outros temas relacionados. Adotar este ponto de vista para seu conteúdo e também para sua marca é um assunto para ser colocado em questão. Há uma ênfase global em negócios que se importam com o meio ambiente, mostrar ao mundo que sua marca é uma delas pode ser a chave para conectar mais pessoas a ela.
Estes são apenas alguns pontos para uma estratégia de conteúdo visual e interativo. Se você entendeu que sua empresa precisa investir mais nessa ferramenta, mas precisa de ajuda para começar, entre em contato conosco! Teremos prazer em te ajudar a planejar novas metas para sua marca em 2022!
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