Uma das estratégias queridinhas do momento no mundo do marketing é a ativação de marca em eventos. Cada vez mais o Brasil recebe festivais de músicas, exposições e campeonatos com grande alcance de público. Sabendo disso, diversas empresas viram nesse nicho uma oportunidade valiosa de se conectar ao seu mercado. Mais do que isso, estão ao lado do consumidor em um momento importante, feliz e divertido de sua vida. O local perfeito para fortalecer esse relacionamento.
Ainda não sabe como funciona direito essa abordagem? Então fique atento aos próximos parágrafos e descubra o que é, quais os benefícios e, obviamente, como investir na estratégia você também!
O que é ativação de marca?
Para começar essa discussão, é preciso entender primeiro o que é, de fato, a ativação de marca em eventos. Assim, pode-se dizer que a técnica se baseia em um conjunto de ações que têm como foco gerar valor ao consumidor por meio de experiências. Confuso? Vamos tentar facilitar então.
Basicamente, essa é uma abordagem que se utiliza dos eventos para criar um relacionamento entre marca e público. Para isso, investe em inúmeras ações — que você verá mais abaixo — para encantar esse potencial cliente e fazê-lo conhecer, considerar ou mesmo comprar seus produtos ou serviços. A ideia, portanto, é a de — literalmente — ativar a marca durante o período do evento.
Um ponto interessante nessa discussão, entretanto, é que não são somente as empresas que ganham nessa negociação. Na realidade, sem elas muito provavelmente nem haveria esse tipo situação, já que os patrocinadores e parceiros investem pesado na técnica. Em troca, têm suas marcas expostas e podem se utilizar da imagem do espetáculo.
Qual a importância da ativação de marca em eventos?
Como mencionado ainda na introdução deste texto, associar sua marca a um evento é uma excelente maneira de se conectar a um público determinado. Em especial, este é um momento de descontração, em que todos estão se divertindo e abertos a novas experiências. Ou seja, o timing perfeito para se apresentar.
Mais do que isso, a ativação de marca em eventos pode ter diversos objetivos a depender da empresa e de seu planejamento. Há quem a utilize para criar um relacionamento, enquanto outros se aproveitam do buzz para lançar um novo produto. Também existe aquele que apenas quer surfar na onda e ter sua marca exposta, assim como os que criam ações inovadoras e diferentes para se destacar.
Quais os benefícios da ativação de marca?
É bem provável que, ao assistir a um festival de música como Rock in Rio ou Lollapalooza você tenha estranhado uma marca ou outra em destaque. Afinal, o que ela está fazendo lá? O que ela ganha com isso? Quanto ela pagou para aparecer ali? Essas são apenas algumas das perguntas que você pode se fazer. A grande verdade, porém, é que se ela está ali é porque analisou muito bem a situação e sabe que ganhará de alguma forma, como por exemplo:
- Conhecimento: Simplesmente por estar presente, a marca se apresenta ao público e tem a chance de ganhar reconhecimento;
- Alcance: Em um dia de Rock in Rio, quase 100 mil pessoas passam pela Cidade do Rock. No festival inteiro são quase 800 mil pessoas alcançadas para quem investe no festival;
- Conexão: Estando no lugar certa e na hora certa, fica mais fácil se conectar ao usuário e oferecer a ele uma experiência realmente impactante;
- Posicionamento: A ativação de marca em eventos de música, por exemplo, pode ajudar a posicionar a empresa como jovem, moderna, alternativa ou mesmo popular.
Como fazer a ativação de marca em eventos?
Agora que já está inteirado sobre o assunto, chega o momento mais esperado: como aplicá-lo na prática. Desde já é preciso deixar evidente que não há uma única forma de apostar na estratégia. Sendo assim, cabe à empresa entender a melhor maneira de atingir seu público e alcançar seus resultados. Algumas possibilidades para isso são:
#01 Distribuição de brindes
Que atire a primeira pedra quem nunca foi a um evento e aproveitou para voltar cheio de brindes dos patrocinadores. Canetas, cadernos, óculos, chaveiros, squeezes. Tudo isso e muito mais você poderá encontrar nesse tipo de situação. A ativação de marca em eventos, nesse caso, é uma técnica de marketing que tem como objetivo atrair gente ao estande. Com o público lá, o próximo passo se inicia, tentando aprimorar o relacionamento com quem já é cliente e criar um com quem ainda não é.
#02 Exposição da marca
Obviamente, não se pode deixar de lado o fato de que eventos de grande porte costumam atrair a atenção da mídia. Isso ocorre em festivais, shows, espetáculos, peças e até convenções — e é exatamente o que faz as empresas abrirem seus olhos. Com tanta exposição, estar presente, mesmo que como pano de fundo, traz uma visibilidade à marca que poucas ações trariam. Não à toa as grandes empresas estão sempre patrocinando esse tipo de acontecimento.
#03 Espaços temáticos
Outra estratégia já popularizada para este momento é a criação de espaços comunitários dentro da festa. Pode ser um pequeno hall com alguns sofás, carregadores de celular e uma televisão. Se quiser, porém, é possível montar uma grande estrutura e investir em atrações especiais que tragam mais gente ao ambiente. Essa é uma forma de ativação de marca em eventos que está mais direcionada ao público deste. Ou seja, o foco é conquistar as pessoas que circulam pelo espaço e oferecer a elas um momento descontraído, divertido e de relaxamento.
#04 Demonstração de produtos ou serviços
Imagine que você vai lançar um novo produto e deseja que todos saibam disso. Consegue pensar em um lugar melhor para isso do que em um grande evento, com milhares de pessoas e toda a atenção da mídia? É pensando nisso que diversas empresas investem nessa estratégia, a fim de divulgar itens e demonstrar suas funcionalidades ao público. Essa é uma interessante tática, principalmente para alguns setores em específico, como automotivo, gastronômico e tecnológico.
#05 Experiência inesquecível
Todos os itens acima são extremamente válidos e utilizados com frequência por grandes players do mercado. Mas, para uma ativação de marca em eventos ter sucesso, ela precisa ser memorável. Assim, cada vez mais as empresas investem em formatos novos e criativos que tragam uma experiência inesquecível aos presentes. Pode ser uma roda gigante, um passeio de helicóptero ou mesmo um encontro com seu ídolo. Esse tipo de situação marca a memória de uma pessoa, e prover isso a ela significa ser para sempre lembrado.
Está na hora de fazer uma ativação de marca em eventos
Muitas companhias têm o desejo de realizar a ativação de marca em eventos, mas não sabem nem por onde começar. Afinal, com quem falar? Quais festivais vão acontecer? Algum espetáculo interessante? Essas e outras dúvidas podem estar em sua cabeça, te atormentando a todo momento, não é? A solução para isso é simples: tenha ao seu lado parceiros que te ajudem do começo ao fim dessa jornada.
A Atto Marketing é uma empresa com mais de 23 anos de mercado, sempre com o foco de conectar marcas e pessoas. O grupo conta com quatro áreas de atuação, sendo elas Comunicação, Negócios, Eventos e Produções. Assim, oferece a seus clientes uma gama completa de soluções para modernizar suas empresas e se comunicar com o público correto.
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