Depois de meses de planejamento, com muita estratégia e trabalho duro, chegou o dia do tão esperado evento e tudo foi um sucesso. Ufa, que alívio! Agora acabou e é só comemorar, certo? Hm, não é bem assim… Ainda temos trabalho pela frente. As ações pós-evento são muito importantes para trazer resultados ainda mais positivos para o seu negócio. Para isso, separamos algumas dicas para te ajudar na sua estratégia pós-evento e melhorar o desempenho da sua ação. Vamos lá?
Faça bom uso dos dados nas ações pós-evento
No momento da inscrição, o formulário ou plataforma utilizada coletou informações dos participantes como e-mail e telefone de contato. Esses dados serão preciosos para as suas ações pós-evento e para manter seu público conectado. Com um mailing dos inscritos, você poderá traçar estratégias de conteúdo e entrar em com contato com os inscritos. Alguns dos usos para essa ferramenta são:
Agradeça a participação
Todo mundo gosta de se sentir valorizado, de sentir que foi parte importante do processo e ter sua participação reconhecida. Após o evento, tenha um conteúdo que agradeça a todos e que faça com que o participante sinta que foi lembrado. Uma simples mensagem pode fazer toda a diferença na memória afetiva que seu público terá da experiência vivida.
Escute seu público, peça feedbacks
Seu evento foi bom? Nada é melhor do que saber a opinião daqueles que participaram! Entrar em contato para receber os feedbacks do público é parte essencial das ações pós-evento para analisar e mensurar os resultados obtidos.
Para colher estas informações, planeje a sua pesquisa com antecedência e não deixe o pós-evento esfriar para entrar em contato. Quando formular, pense quais são as informações mais importantes para a sua análise, o questionário deve ser objetivo e breve. Não canse seu público, deixar as pessoas de saco cheio não é uma boa estratégia para que engajem com a sua pesquisa.
Ao organizar a ordem das perguntas, priorize as mais importantes no começo e deixe para o final as questões optativas e dissertativas.
Dica: Algumas plataformas para criar formulários são: Google Forms, TypeForm e SurveyMonkey. Estas ferramentas são fáceis de utilizar, tanto para criar as pesquisas quanto para responder, de forma rápida e intuitiva.
Invista em uma campanha de e-mail marketing
Além dos agradecimentos e dos feedbacks, você pode (e deve) explorar a ferramenta do e-mail marketing para manter um contato com o seu público, de forma direta e que alcança bons resultados.
Informe sobre as novidades da sua empresa, convide para novos eventos, crie ações promocionais, invista em conteúdo que desperte o interesse pelo universo da sua marca, faça conexões para as redes sociais… São diversas possibilidades para engajar com os participantes e não deixar que o relacionamento morra após o evento.
Planeje ações pós-evento em suas redes sociais
Além de manter contato por e-mail, traga seu público para estar ainda mais perto da sua empresa: convide para acompanhar nas redes sociais. Aproveite a oportunidade e turbine suas redes, você pode seguir compartilhando informações importantes e desdobramentos do seu evento, fortalecendo o vínculo e criando um relacionamento duradouro com aqueles que participaram.
Planeje a postagem de fotos, vídeos, depoimentos dos participantes, reposte conteúdos que foram postados pelo seu público e produza conteúdos relacionados ao tema das palestras. Criar um cronograma de postagens estruturado e estratégico é a chave para manter as pessoas engajadas com suas páginas, invista nisso!
Pense nas ações futuras, lembre que essas são ferramentas importantes para divulgar novos eventos, produtos e ações. Ter seu público ligado nas suas redes é uma vantagem grande para os próximos passos da sua empresa.
Atualize além das redes sociais
A atualização de conteúdo sobre o evento que foi realizado deve ir além das redes sociais. Pense em quais outros materiais e meios podem ser atualizados e trabalhados com informações do seu evento. Atualize seu site, blog, portfólio e outros materiais da sua empresa que são utilizados para divulgação do seu trabalho.
Faça a emissão dos certificados
Seja em evento presencial ou online, os certificados são parte importante das suas ações pós-evento. Para o público, os certificados são uma forma de comprovar os conhecimentos e habilidades adquiridas, registar sua participação, acrescentar no currículo e até complementar para horas de atividade na faculdade.
Logo após o evento, disponibilize o documento para o download ou realize a impressão dos certificados caso seja a sua opção.
Desenvolva materiais de apoio
O seu evento trouxe conteúdos que o seu público poderia gostar de revisar ou consumir novamente? Crie materiais de apoio como e-books e apostilas sobre o conteúdo e disponibilize para download.
Quer um exemplo? Se o seu evento foi um workshop ou um curso, pode ser desenvolvido um e-book com os principais tópicos abordados, um resumo das aulas e palestras, exercícios relacionados ao tema e outros conteúdos que possam ser relevantes dentro do universo da sua empresa.
Avalie o seu evento
Agora que o seu evento acabou, chegou o momento de sentar e analisar os resultados. Não deixe de lado a oportunidade de refletir sobre toda a organização e execução.
Ocorreu tudo como planejado? Quais foram as falhas? O que surpreendeu positivamente e foi melhor que o esperado? Quais foram as respostas mais frequentes na pesquisa de feedback? Como foi o trabalho da equipe? E os fornecedores? Essas são algumas das perguntas que você pode responder para ter um panorama sobre seu evento e reforçar os pontos que devem ser aprimorados para os próximos, o que deve ser mudado e o que pode ser mantido.
Esse momento de avaliação pode ser feito em conjunto com sua equipe. Escutar diversas percepções e visões sobre o mesmo tema irá ampliar a análise, tornando a reflexão mais complexa.
Faça uma lista, anote, crie registros e lembre de utilizar essas anotações na hora de planejar o seu próximo evento. Aprenda com os erros, não perca tempo insistindo nas coisas que não deram certo.
As ações pós –evento devem fazer parte do seu planejamento desde o começo, como uma estratégia de obter melhores resultados, converter em mais vendas, aumentar o engajamento e melhorar a experiência do público. Precisa de ajuda? Para uma comunicação assertiva e organização estruturada, entre em contato com a Atto. Você pode contar com a gente!