Termo muito conhecido no meio publicitário, os shootings estão ganhando cada vez mais força entre o público e as empresas dos mais diversos setores, principalmente pelo visibilidade e o retorno financeiro que uma boa imagem pode trazer para sua marca pessoal ou seu negócio. E você, já ouviu falar nesse termo, shooting?
O termo que vem do verbo em inglês to shoot (tirar foto) pode ser traduzido para o português como um ensaio fotográfico. É uma forma de arte fotográfica que envolve capturar momentos especiais em forma de fotografia. Essa é uma ótima maneira de criar memórias especiais para guardar e compartilhar com amigos e familiares.
Os resultados de um shooting podem variar de imagens divertidas e alegres a momentos mais sérios e reflexivos. Independentemente do estilo de fotografia que você escolher, um bom shooting sempre envolve entusiasmo, criatividade e gentileza.
De maneira simples, o shooting nada mais é do que um dia dedicado a filmagens e fotos, sejam profissionais ou pessoais.
No ramo pessoal, as pessoas usam e abusam dessa ferramenta para produzir fotos e vídeos de si mesmas, de amigos e momentos especiais que ficarão guardados para sempre.
Já no ramo profissional, muitas empresas utilizam desse “dia de fotos” para produzir o conteúdo que será divulgado seus produtos ou serviços, seja nas mídias sociais ou em diferentes plataformas.
Como produzir um shooting?
O primeiro passo para produzir um shooting é planejar e organizar os detalhes, pensando sempre em qual é seu objetivo e o que (e quem) você deseja alcançar com essa produção. Você vai precisar ter em mente, em primeiro lugar, o estilo e o tema do seu projeto. Além disso, considere a escolha dos modelos, o local, o vestuário, a data e qual será o equipamento utilizado para o estilo de produção que deseja. Em casos profissionais, para a produção de conteúdo, estar acompanhado de um personal stylist pode fazer uma enorme diferença.
Fica aí um passo a passo do que você precisa saber para planejar um shooting de qualidade:
- Tenha referências: inspirações, poses, maquiagem, cores… Procure se inspirar no que já foi feito, mas sempre pensando em como você pode inovar e adaptar de forma criativa dentro do que faz sentido para o seu objetivo. A ideia não é copiar, mas buscar inspirações e deixar a criatividade fluir. Seja autêntico, mas não peque no exagero.
- Escolha cuidadosamente lugares, peças e cenários que comuniquem com seu público-alvo. Cada mínimo detalhe faz toda a diferença na comunicação em geral. Não tenha medo de ser detalhista!
- Lembre-se que o cenário é um ponto importantíssimo para ajudar a compor a narrativa e desenvolver o que se quer comunicar. Detalhes técnicos como luz, cores e contrastes fazem toda a diferença. Você precisa saber qual a emoção que você quer causar. Disso, você saberá usar cada um desses detalhes ao seu favor.
- Escolha uma câmera de qualidade e faça filmes e imagens de maneira estratégica, de acordo com o veículo de destino. Além disso, uma boa dica é aproveitar para produzir conteúdo dos bastidores, que também podem ser utilizados criativamente para abastecer as redes sociais e atiçar a curiosidade do público. Lembre-se, você e sua câmera são os olhos do seu público.
- Utilize aplicativos de edição de vídeos e imagens para fazer ajustes necessários, porém não abuse, preocupe-se sempre com o conforto visual de quem vai olhar.
Shooting e Marketing
Você já reparou que muitas empresas estão apostando nesses novos formatos de geração de conteúdo? Jacquemus, Farm, Gucci e Camila Coelho + Vogue Índia são alguns exemplos de grandes marcas que já assumiram esse mood orgânico, humanizado, autêntico, leve e natural nas suas produções. E, apesar de ser um conteúdo mais natural, não se trata, como muitos pensam, de fazer mal feito, existe sim toda uma produção profissional por trás de um shooting mais orgânico também.
Acreditamos que hoje o mercado pede por marcas mais reais, mais autênticas, que transmitam sua identidade. Que não seja apenas mais uma, mas que gere identificação emocional. Isso faz com que a gente queira fazer ainda mais e melhor!
É importante também se lembrar de selecionar os melhores profissionais para desenvolver o trabalho. Assim, você terá todos os elementos necessários para criar um shooting de sucesso.
Shooting e Atto
Claro que como uma boa agência 360°, a Atto também já teve o privilégio de produzir alguns shootings.
Aproveitando o início do ano, vamos trazer um memorável da Atto: Carnaval de 2022.
O cenário? Nada mais nada menos que uma suíte presidencial do incrível Fairmont Rio Copacabana, que abriu suas portas para ser apoio durante toda a produção das maravilhosas Mariana Goldfarb e Lettícia Munniz para participação especial no Carnaval da Arara.
Cuidamos de cada detalhe da produção: decoração, buffet, insumos para a produção dos drinks, além de toda organização e logística de bastidores a fim de garantir o cenário perfeito.
O resultado? Vou deixar os clicks aqui e depois me digam, é ou não é um post de outra categoria?
Precisa de ajuda para produzir um shooting para a sua empresa?
A Atto Marketing é uma empresa com mais de 23 anos de mercado, sempre com o foco de conectar marcas e pessoas. O grupo conta com quatro áreas de atuação, sendo elas Comunicação, Negócios, Eventos e Produções. Assim, oferece a seus clientes uma gama completa de soluções para modernizar suas empresas e se comunicar com o público correto.
A Atto tem uma vasta experiência com produção de eventos e shootings, entregando ideias inovadoras para ajudar a sua marca a se destacar ainda mais no mercado,
Ficou interessado? Entre em contato conosco e vamos marcar um café para conversar e tirar todas as suas dúvidas!