Pautas extremamente em alta no momento e antes mesmo do programa começar as cotas de patrocínio no BBB23 e as criativas formas de visibilidade das marcas patrocinadoras não saem da boca e dos grupos de análise das principais marcas atuantes no mercado brasileiro.
O Big Brother Brasil, desde sua estreia no país, em 2002, utiliza a visibilidade como contrapartida para as marcas que escolhem investir no programa. Porém, com a ascensão das redes sociais, os programas de streaming e o enorme crescimento do reality durante a pandemia do covid-19, em 2020, os patrocínios se tornaram uma das principais fontes de renda do programa e uma interessante forma de investimento para as maiores empresas do país, batendo o recorde neste ano de 2023, de cotas para o mercado publicitário, captando mais de 800 milhões em patrocínio.
Como ficaram as cotas de patrocínio no BBB23?
Grande sucesso na edição de 2022, as cotas para participação neste ano foram ainda maiores e mais procuradas. Distribuídas para o mercado publicitário com mais de 4 meses de antecedência da estreia do programa, as possibilidades neste ano ficaram mais flexíveis e abertas às empresas dos mais diferentes segmentos.
Além disso, como já vinha sendo feito nas edições anteriores, o programa conta com pacotes pontuais para dinâmicas e segmentos específicos, além das cotas de patrocínio que cobrem os 100 dias de competição.
Cotas de patrocínio
Para quem deseja divulgar a sua marca durante os três meses de duração do programa, as cotas de patrocínio fixas foram divididas em três categorias: Big, Camarote e Brother.
A Big é a cota que garante mais visibilidade no programa com presença nas plataformas digitais e no Multishow, além das provas e festas, e é disponibilizada por 105 milhões.
A cota Camarote é oferecida por 80 milhões e garante uma ótima visibilidade no programa, apenas sem englobar as mídias digitais e os demais canais.
A última cota que abrange todo o período do reality é a Brother, com visibilidade um pouco menor que as demais e pelo valor de 15 milhões.
Cotas pontuais
Para as empresas que não estão dispostas a atrelar sua marca a um patrocínio total do programa, o Big Brother disponibilizou também cotas pontuais para ações e cenários específicos.
Para as dinâmicas semanais como: almoço do anjo, cinema e mercado, as marcas podem participar investindo uma média de 30 milhões, de acordo com a ação escolhida.
Outra oportunidade encontrada pelo programa foi a de patrocinar os ambientes da casa e as atividades cotidianas dos participantes, disponibilizando espaços como a lavanderia e a cozinha e exclusividade para os produtos utilizados pelos participantes. Essas cotas específicas variam entre 5 e 15 milhões.
Oportunidade extra
Além dos produtos acima, neste ano o BBB disponibilizou outras oportunidades em conteúdos relacionados ao programa. A “cota humor” é uma novidade que oferece ações de conteúdo nos quadros de humor do programa, que tiveram uma enorme repercussão na edição passada e podem ser adquiridas por 3 milhões.
Outro quadro, fora do programa, que ganhou muito destaque no ano passado e em 2023 passou a ser monetizado foi o “Café com Eliminado”, dentro do programa “Mais Você”, o papo acontece todas às quartas-feiras na manhã após a eliminação. As marcas podem patrocinar desse momento pelo valor de R $11 milhões.
E como funcionam as cotas fora do BBB?
Fora do Big Brother Brasil, as cotas de patrocínio são muito utilizadas em eventos como uma forma de obter os fundos necessários para viabilização de um projeto, trazendo também como contrapartida divulgação das marcas e ações diferenciadas para os patrocinadores durante o evento.
Geralmente definidas de acordo com o custo total do seu evento e com o quanto o mercado interessado está disposto a investir em patrocínio, as oportunidades são divididas, assim como as cotas de patrocínio no BBB23, para serem acessíveis a mais empresas e possuem um pacote específico de entrega de acordo com o valor a ser pago.
As maneiras de dividir esses pacotes podem variar de acordo com o que você pode oferecer aos patrocinadores, mas são geralmente divididos em um número de cotas principais que, como no programa, oferecem diferentes níveis de visibilidade durante todo o período da produção, como é o caso de alguns grandes eventos e clientes com os quais a Atto já trabalhou, como a competição de hipismo Longines XTC, que oferece as cotas Ouro, Prata e Bronze e a Sociedade Hípica Brasileira, que possui 4 pacotes.
Por que aderir a cotas de patrocínio?
Existem muitas formas de patrocinar eventos e empresas, então qual a real vantagem de aderir às cotas pré-estabelecidas para patrocínio?
Entre os diferentes benefícios, o maior motivo para a procura desse tipo de estratégia de marketing é o aumento do alcance da marca, principalmente em meio a um público já pré-selecionado, impactando um grande número de pessoas de uma única vez, e até mesmo uma possível exclusividade no setor durante a produção, dependendo do tipo de cota escolhida.
Além disso, existe uma oportunidade única para esse tipo de adesão, de gerar engajamento fora das redes sociais e incrementar a experiência do consumidor com a marca/produto, por meio de ações interativas e bem pensadas dentro dos eventos patrocinados.
Atrelar a sua marca a um evento específico pode fortalecer seu posicionamento no mercado e ajudar ainda mais a converter a visibilidade em vendas para o seu negócio, durante e até mesmo após o evento.
Quer entender mais sobre cotas de patrocínio de eventos e oportunidades?
Muitas empresas passaram a compreender, principalmente pelo sucesso apresentado com as cotas de patrocínio no BBB23, a importância da visibilidade que ter a sua marca em situações e eventos específicos pode trazer; além do benefício mútuo de reservar um espaço no seu projeto para possíveis ativações e patrocínios. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre como escolher as oportunidades corretas e como aplicar isso ao seu negócio.
A Atto Produções é uma empresa com mais de 23 anos no mercado e possui grande conhecimento sobre cotas de patrocínio, especialmente na área de eventos, experiência de público e ativação de marcas interessadas, oferecendo soluções e ideias criativas para o seu negócio.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente e vamos marcar um papo!