Uma estratégia que tem sido muito utilizada atualmente é a famosa collab entre marcas. Aqui, duas ou mais empresas se unem para lançar um produto, uma coleção ou até mesmo uma parceria. O objetivo, como é de se esperar, é de ganhar mercado, conquistar novos consumidores e, obviamente, aumentar o lucro. Para os compradores, é a chance de ter algo único e que traz um pouco de cada companhia.
Mas, afinal, você sabe o que é e como funciona uma collab? Fique atento aos parágrafos a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o conceito e suas vantagens. Mais do que isso, confira cases incríveis que conquistaram o coração dos usuários.
O que é uma collab entre marcas?
De maneira bastante direta, pode-se descrever uma collab entre marcas como uma espécie de parceria. Duas empresas — do mesmo setor ou não — se unem para lançar um novo produto, serviço ou campanha. Para isso, trabalham em conjunto para que este tenha as características principais de cada uma delas. Em geral, esse tipo de técnica é empregado com organizações que não concorrem diretamente entre si.
Por isso, é comum ver a união do ramo alimentício com o de eventos e das grifes de luxo com o fast-fashion. A ideia, a princípio, é aumentar o conhecimento de marca ao se aliar com outras companhias. Na lógica, os compradores do outro ficarão familiarizados com você e vice-versa. Além disso, é um ótimo presente aos fãs, que se empolgam a cada vez que uma nova colaboração é anunciada pela mídia (QUEM NUNCA?!).
Como funciona uma collab entre marcas?
Ainda que seja uma tática já bastante popular em diversos mercados, não existe um manual de boas prática para realizar uma collab entre marcas. Tudo tem a ver com a estratégia de cada uma das empresas, seu budget e a parceria em si. Somente com estes três pontos alinhados é possível começar a pensar em uma ação. E daí em diante é muito planejamento e trabalho duro.
O resultado dessa colaboração pode ser distinto também de acordo com a situação. Produtos são os mais conhecidos pelo público, mas é possível também lançar novos serviços ou mesmo campanhas em conjunto. A única parte fundamental — que NÃO pode ser deixada de lado — é que os dois lados devem sair beneficiados da parceria. Sem isso, não faz sentido algum investir na ideia.
Quais as vantagens de uma collab entre marcas?
Seguindo a lógica do parágrafo acima, é interessante entender o que de fato essas empresas podem tirar de resultado disso. Esta é, afinal, uma estratégia já popularizada em diversos países, o que significa que traz benefícios para quem investe nela. Dessa forma, pode-se considerar como vantagem da collab entre marcas:
- Reconhecimento de marca: Ao realizar uma parceria com outra empresa, espera-se que os consumidores de seu parceiro passem a consumir seus produtos e vice-versa;
- Novos mercados: Mais interessante do que é isso é conquistar novos mercados nos quais você não tem resultados expressivos;
- Posicionamento: Também é uma excelente maneira de divulgar e confirmar o posicionamento da empresa;
- Faturamento: E, obviamente, um dos objetivos é elevar o faturamento da organização por meio de novos produtos e/ou serviços.
Grandes cases de collab entre marcas
Agora que já entendeu o que é, como funciona e quais as vantagens, chega o momento mais esperado. Abaixo, você poderá conferir alguns cases bastante interessantes de collab entre marcas. Aproveite para analisar o que cada empresa tinha a ganhar dessa parceria e como foi realizada a ação.
Nike x Louis Vuitton
A Nike anunciou no último mês de março que sua esperada coleção com a grife Louis Vuitton chegaria às lojas. Esta, na realidade, não chega a ser uma coleção, visto que a parceria entre as empresas deu origem a apenas um produto, o Air Force 1 LV. O calçado terá 9 opções de cores e um preço inicial de 2.750 dólares — cerca de 14 mil reais.
Para a gigante americana, essa é a chance de alcançar um público mais elitizado e aumentar sua margem de lucro. Para a francesa, por outro lado, a ideia é justamente a oposta, tentando atingir com a collab entre as marcas um perfil mais jovem e despojado. O anúncio mobilizou fãs das duas companhias, mesmo com preços considerados altos.
Free Fire x Anitta
Muitas pessoas podem se perguntar, ao ler os nomes acima, sobre a participação de Anitta nesta parceria. Afinal, não seria ela uma celebridade contratada para endossar o jogo? Na maioria dos casos sim, mas neste cenário o foco está na marca da brasileira e em sua legião de fãs — os malandrinhos e malandrinhas — espalhada pelo mundo.
Aqui, a cantora teve um personagem — A Patroa — adicionada ao jogo, trazendo a este um público totalmente novo e que não necessariamente se interessa por esse mercado. Para a brasileira, foi a oportunidade perfeita de atingir o público gamer, o qual não se destaca em sua base de seguidores. Além disso, a carioca ainda lançou uma música chamada Tropa no canal oficial do Free Fire no Youtube (vídeo acima).
Volkswagen x Rock in Rio
Uma collab entre marcas que já é bastante conhecida pelos brasileiros é entre a montadora alemã Volkswagen e o Rock in Rio. Aqui, o foco não foi em uma nova linha de produtos, mas sim no batismo de uma versão de alguns modelos. Assim, Gol e Fox tiveram por anos uma versão Rock in Rio, que adicionava novos grafismos e o adesivo do festival.
“O público jovem, os artistas renomados, a interação digital e todo o engajamento gerado pelo Rock in Rio permitem uma sinergia com a estratégia que adotamos aqui no Brasil.”
Roger Corassa, VP de Vendas e Marketing da VW Brasil.
Os ganhos para a Volks são evidentes, mas não pense você que o Rock in Rio ficou de mãos abanando. Além do licenciamento de sua marca, o evento também ganhou em posicionamento ao batizar uma versão mais exclusiva dos carros populares.
Collab entre marcas: A tendência do momento
Mais do que uma simples modinha, a collab entre marcas é uma grande tendência do mercado de marketing. Empresas de todos os portes e áreas de atuação já se encantam com a ideia, que traz mais e mais apaixonados a cada ano. Para ter o efeito desejado, porém, todo o processo deve ser bem planejado e discutido entre as empresas. E, para isso, o mais indicado é ter ao seu lado parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
A Atto Marketing é uma empresa com mais de 23 anos de mercado, sempre com o foco de conectar marcas e pessoas. O grupo conta com quatro áreas de atuação, sendo elas Comunicação, Negócios, Eventos e Produções. Assim, oferece a seus clientes uma gama completa de soluções para modernizar suas empresas e se comunicar com o público correto.
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