Entra ano e sai ano e a discussão é sempre a mesma: “AH, MAS O MARKETING DE PÁSCOA ME FAZ COMPRAR OVO CARO”. Se parar para analisar, essa é uma verdade parcial, visto que o valor dos chocolates está cada vez mais alto. Ainda assim, culpar apenas o marketing pelo impulso de compra é um pouco — ou muito? — demais. Não que os publicitários das fabricantes não se esforcem para isso. Seu trabalho é árduo e traz resultado. Mas ninguém te obriga a gastar 40 reais na mesma quantidade de chocolate que tem uma barra de 5 reais. Há muito por trás dessa decisão, acredite.
Para entender o porquê desse necessidade de comprar os tão sonhados ovos, fique atento aos parágrafos a seguir. Neles, você poderá descobrir o que te faz gastar tanto dinheiro em tão pouco, além de conferir um comparativo bem interessante.
Qual o papel do marketing na Páscoa?
Antes de iniciar toda essa discussão, é preciso se aprofundar no papel do marketing na Páscoa como um todo. Obviamente, as grandes empresas do setor investem milhões em suas campanhas de comunicação. São propagandas na televisão, desenvolvimento de novos produtos, licenciamento de personagens, além do trade marketing sempre chamativo. Tudo isso para conquistar o consumidor, ou melhor, convencê-lo.
Em geral, as estratégias são bastante elaboradas, agora contando com o auxílio dos influenciadores digitais. Toda essa técnica, porém, não justifica os preços praticados atualmente no mercado. Os mais saudosistas dirão a frase clássica “NA MINHA ÉPOCA ERA BEM MAIS BARATO…”. E errados eles não estão. Mas, afinal, você realmente acredita que essa comunicação te convence a pagar 40 reais em 200 gramas de chocolate?
O preço X o conteúdo
Não é preciso ser nenhum gênio da matemática para perceber que, de fato, a conta não bate. Basta verificar os preços praticados nas prateleiras do supermercado para entender que os ovos estão superfaturados. Não faz sentido algum a mesma quantidade de chocolate ter uma variação de até 150%. Nenhum brinde ou estratégia de comunicação faz essa conta dar certo.
Para entender a discrepância dos valores, basta analisar o que o tal do marketing da Páscoa faz com os produtos.
PESO (g) OVO | PREÇO | CUSTO / g | PESO (g) BARRA | PREÇO | CUSTO / g | VARIAÇÃO | |
NESTLÉ CLASSIC | 185 | R$ 29,90 | R$ 0,16 | 90 | R$ 8,82 | R$ 0,10 | 64,92% |
SONHO DE VALSA | 277 | R$ 34,99 | R$ 0,13 | 20 | R$ 1,19 | R$ 0,06 | 112,30% |
KIT KAT | 332 | R$ 49,90 | R$ 0,15 | 41 | R$ 3,29 | R$ 0,08 | 87,31% |
DIAMANTE NEGRO | 300 | R$ 37,99 | R$ 0,13 | 90 | R$ 5,49 | R$ 0,06 | 107,60% |
KINDER OVO | 150 | R$ 60,99 | R$ 0,41 | 20 | R$ 7,99 | R$ 0,40 | 1,78% |
ALPINO | 337 | R$ 49,99 | R$ 0,15 | 90 | R$ 5,49 | R$ 0,06 | 143,18% |
FERRERO ROCHER | 225 | R$ 68,99 | R$ 0,31 | 150 | R$ 27,89 | R$ 0,19 | 64,91% |
LAKA | 175 | R$ 29,99 | R$ 0,17 | 90 | R$ 8,82 | R$ 0,10 | 74,87% |
Valores retirados do site Americanas.com em 14/04/2022
E por que compramos os ovos de Páscoa?
Certamente após verificar a tabela acima, você está se perguntando sobre o porquê de pagar tanto a mais no mesmo produto. Será que somente o marketing da Páscoa é o suficiente para fazer você se convencer que este é um bom negócio? Ainda que este seja sim um ponto fundamental, há outras explicações para essa busca insaciável pelos tão sonhados ovos.
Marketing da Páscoa
Ok, o marketing é sim um grande fator da Páscoa, não há como negar. E isso ocorre por diversos motivos, entre os quais se encontra o poder financeiro das fabricantes de chocolate. Estas são, afinal, gigantes do ramo, como Nestlé, Lacta e Ferrero. Dinheiro não é problema para elas, muito menos contratar profissionais capacitados e comprar espaços de divulgação.
Mas, como muitos devem pensar, o grande destaque da comunicação nessa época está no ponto de venda. O investimento em trade marketing é grande, tornando quase impossível passar pelo supermercado sem notar os ovos de Páscoa espalhados. Nas prateleiras, no caixa e até no teto eles estão lindamente dispostos para te atrair. E, na maioria das vezes, a técnica funciona.
Sensação de pertencimento
Mesmo com tudo o que foi dito acima, o marketing não faz a Páscoa sozinho, muito pelo contrário. O que ocorre em grande parte dos casos é uma vontade de querer pertencer à sociedade. Essa sensação de pertencimento é justificada por um simples motivo, o qual poderia ser explicado por uma criança: “TODO MUNDO VAI GANHAR OVO”. E, como diria a mãe desse jovem: Você não é todo mundo…
Dessa forma, há quem culpe as empresas e há quem culpe a sociedade, mas o principal fator para esse gasto é você. Esse desejo intrínseco do ser humano de pertencer a um grupo o leva a agir de forma impensada. E, muito por conta disso, milhares de pessoas gastam centenas de reais em algo que poderiam gastar algumas dezenas. Ah, e isso acontece todo ano, sem falta.
Presentear alguém querido
Além desses dois pontos, há outro que influencia diretamente a venda dos ovos nesse período que não tem nada a ver com o marketing de Páscoa. Este se refere à prática de presentear amigos e familiares com o chocolate, um hábito comum no Brasil. De alguma forma, então, surge do nada uma “obrigação” de mostrar que você se importa com os outros. E isso custa dinheiro.
Muito por conta disso, é complicado passar pelo menos um ano sem se ver na posição de ter que adquirir um ovo. Seja ele dos mais caros ou dos mais baratos, seja para seu parceiro (a) ou para seu filho. De uma forma ou de outra, essa responsabilidade aparece, e pouco há a se fazer para evitá-la. A não ser que você possua a incrível capacidade de falar NÃO e ignorar a data.
Desejo, vontade e inveja
Para finalizar essa lista, que tal pensar um pouco no que REALMENTE te faz buscar pelos ovos de Páscoa? Aqui entram fatores que fogem do que foi dito acima, e se relacionam a um ponto mais emocional do ser humano. Ou seja, é aqui que se encontram a vontade, o desejo e até a inveja. Três sentimentos que, sem dúvida alguma, podem fazer você gastar 150% a mais no mesmo produto. E sem pensar duas vezes.
Estes são aspectos poucas vezes mencionados, mas que atuam de forma direta na parte mercadológica da data. Ou você nunca pensou, ao ver alguém comendo um lindo e apetitoso ovo, algo como “nossa, queria”. Pois bem, essa ideia não desaparece do nada, montando acampamento em sua mente. E aí, quando você estiver no mercado, com um pouco de dinheiro sobrando, ela aparecerá. Como um pensamento silencioso, ela sugere que você trabalhou e, portanto, merece um chocolate. E você cai, muito provavelmente.
Desculpa, mas o marketing de Páscoa não faz você comprar ovos caros
No momento de justificar suas despesas, para você mesmo ou para os outros, é normal colocar a culpa em fatores externos. No caso dessa data específica, o mais comum é atribuir ao marketing os gastos com a Páscoa. A grande realidade, porém, é que esse é apenas um dos motivadores para tal aquisição. E você sabe disso. Mas, se busca uma maneira de se utilizar da estratégia para vender sus produtos, com certeza encontrará na comunicação uma poderosa aliada, desde que feita por quem entende do assunto.
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