Que a cantora Anitta e marketing tem tudo a ver, não há novidade nenhuma. Desde o início de sua carreira, ainda no longínquo 2013, ela se provou muito mais do que uma artista. Estrategista, inteligente, polêmica (!?), ela sempre esteve nas manchetes, seja por suas músicas ou suas técnicas de comunicação invejáveis. Sua marca, suas canções, seus clipes, seu branding. Simplesmente tudo é milimétricamente pensado.
Fenômeno de crítica, a carioca agora conquista o mundo com seus movimentos sensuais e toda sua tática. O caminho para chegar a esse patamar não foi fácil, muito menos curto, mas valeu a pena. Hoje, ela é a primeira brasileira a alcançar o TOP 5 das mais tocadas no mundo do Spotify. Tirar lições com a poderosa deixou de ser opcional. É uma obrigação para todos que querem se desenvolver no marketing. É vai malandra para o mundo!
Para entender todo esse sucesso, se faz preciso analisar as estratégias que Anitta utilizou para chegar ao topo. E olha que não são poucas, já que uma coisa que ela sabe é #envolver!
Me Gusta planejamento
Se há uma coisa que não pode ser discutida sobre como Anitta utiliza do marketing é seu planejamento. Ao longo dos anos, a cantora deixou claro que tudo o que faz é muito bem pensado, sempre com propósito, metas e indicadores. A ideia, então, é se arriscar, colher os frutos dos acertos e aprender com os erros. Não, ela não chegou aonde está por acaso.
Dos shows às campanhas, dos videoclipes ao figurino, das entrevistas às parcerias, tudo é friamente calculado. E isso é extremamente positivo, pois apresenta uma estrategista muito afrente de seu tempo e de seus colegas brasileiros. Ela tem habilidades, assim como tantos outros, mas chegou neste patamar porque trabalhou muito. Se esforçou, ralou, aprendeu. Sempre com um objetivo em mente. E aí, sua marca faz isso?
Prova disso são os singles que ela lançou em outros idiomas, entre os quais espanhol, inglês e italiano. Rica? Tudo fácil? Gênia? Não, ela decidiu que queria se estabelecer como um sucesso internacional e partiu para a batalha. Fez aulas, aprendeu os idiomas, buscou parcerias, contatou gravadoras. Sem a menor dúvida, a poderosa não tem medo algum de se arriscar e dar a cara a tapa.
Meiga e Abusada no branding
Se fosse comparar a marca Anitta com outras mundialmente famosas, qual seria o resultado? Qual seria mais reconhecida, qual teria mais fãs, qual teria um posicionamento mais claro? Para tornar tudo mais prático, faça a comparação com a empresa em que trabalha. Será que ela ganharia da carioca em uma batalha de branding?
Pode até parecer que não, mas o marketing da Anitta percorreu com perfeição esse difícil caminho. Ao se perguntar sobre os atributos da marca, dificilmente haverá alguma distinção. Mulher, empreendedora, talentosa, estrategista, polêmica, sensual. Estas devem ser as características mais mencionadas, sendo todas praticadas à exaustão na comunicação da artista.
Pare para pensar nos looks que ela se apresenta, em suas campanhas, nas canções e em suas aparições públicas. É isso que ela vende, e é isso que a mídia e o público compram, simplesmente porque é bem-feito. Essa constância faz com que sua imagem seja muito clara na cabeça das pessoas. Muito mais que muitas marcas por aí…
Essa Mina é Louca na regularidade
Pare agora mesmo essa leitura e pense na última vez que você NÃO ouviu nada sobre Anitta por um mês. Pois é, desde que apareceu com Show das Poderosas em 2013, a cantora não deixou os holofotes por momento algum. E isso é parte de sua estratégia, o famoso “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Somente em 2019, foram 15 singles, além de 27 clipes entre próprios e featurings. Constância é primordial.
Dessa forma, seja com músicas suas ou de outros artistas, é praticamente impossível não a escutar. E isso fica ainda mais complicado ao entrar nas redes sociais, espaço em que Anitta e marketing se misturam em outro nível. A artista está presente em praticamente todas as redes sociais, sempre postando, falando, se comunicando. Do LinkedIn ao TikTok, pode buscá-la que encontrará.
Acha pouco? Até saindo dos palcos ela é notícia. Seja comandando programas televisivos ou empresas, a diva sabe aparecer. A vida privada se tornou pública e isso também parece ser aproveitado com sucesso. Com vários relacionamentos no currículo, ela não nega que gosta de curtir a vida. Para deixar tudo mais claro, em 2020 lançou seu documentário na Netflix, denominado Made in Honório.
Terremoto para todos os públicos
Com a chegada da brasileira ao TOP 5 global do Spotify — neste momento, se encontra em n°4 — ficou comprovado que Anitta é para todos. Mais do que apenas o público local ela também encantou os gringos, apresentando a eles tudo o que mais queriam. Música pop de qualidade, batida envolvente, sensualidade latina, posicionamento político, body positive e feminista. Tudo em um pacote só.
Para além disso, resolveu se posicionar junto a públicos que dificilmente se encantariam por sua música. Os pequenos receberam o Clube da Anittinha, desenho animado voltado ao mercado infantil. Os empresários, por sua vez, a viram sendo nomeada para o Conselho de Administração do Nubank e Head de Criatividade da Skol. Ela é empreendedora ela.
Ao apostar nessa estratégia de marketing, Anitta garante aparição nos mais diversos meios de comunicação e para os mais diferentes públicos. Dentro de uma só casa, ela pode encantar a mãe, o pai, o filho adolescente e a filha criança. Cada um com uma técnica, cada um com uma abordagem. Novamente, tente se lembrar de uma marca que consiga fazer isso e falhe miseravelmente.
Na Batida das parcerias
Ainda falando de público, a dona de hits como “Downtown” e “Paradinha” resolveu conquistar novos mercados. Para isso, sabia que teria que enfrentar uma forte concorrência, além de grande preconceito. Qual a solução? Associar sua imagem à daqueles que já fazem sucesso em outros nichos, comprovando o marketing assertivo de Anitta.
Para verificar tal ponto, basta analisar suas colaborações ao longo da carreira. Para os sertanejos, collabs com Marília Mendonça, Simone & Simaria e Gustavo Mioto. Os funkeiros ganharam Ludmila, Pedro Sampaio e Kevinho. Latinos a conheceram por Maluma, J Balvin e Becky G. Para os gringos, Cardi B, Snoop Dogg, Madonna. Aliar sua marca a outras já bem-sucedidas no meio é marketing puro, e ela sabe disso.
Se você acha que os featurings terminam aí, se prepare para a reviravolta. Não se contentando com a indústria fonográfica, Anitta foi atrás de marcas para ganhar relevância. Sua parceria com a Skol vai além do cargo, tendo ela uma linha criada em torno de sua personalidade. Sempre com objetivos claros, a artista consegue alcançá-los com muito trabalho.
Ritmo Perfeito de Storytelling
Para além de tudo o que foi dito até agora, a estratégia de marketing de Anitta conta ainda com outro fator. Aqui, é preciso destacar a capacidade de storytelling que a cantora conseguiu criar ao longo de sua carreira. Suas raízes em Honório Gurgel são sempre lembradas, seja em entrevistas ou no título de álbuns e programas.
O mesmo pode ser dito da sua trajetória no funk, que pode ser esquecida em meio a sucessos de pop, reaggaeton e até sertanejo. Ao se apresentar no Rock in Rio Lisboa de 2019, a jovem fez questão de lembrar a todos de seu início.
“Hoje, todos os funkeiros do Brasil estão me vendo aqui. Eu prometi que nosso ritmo chegaria em todos os lugares. Estou representando todos os funkeiros.”
Ao falar com entrevistadores internacionais, comumente fala da dificuldade de uma brasileira em chegar neste estágio. Toda essa trajetória faz parte de uma história muito maior, que a coloca como uma guerreira, uma vencedora. Não que seja falsa, muito pelo contrário, já que conquistou tudo o que queria por mérito seu. O genial aqui é se aproveitar da própria vida para se posicionar. Se a vida te dá limões, faça uma limonada.
Vai Malandra: Anitta e Marketing postos à prova
Sem a menor dúvida, a chegada de Anitta e sua estratégia de marketing ao topo do mundo não é coincidência. Ao longo da carreira, a artista criou um planejamento e teve êxito em botá-lo em prática. Com isso em mente, as empresas devem entender o grau de envolvimento da brasileira e o foco em chegar aos resultados. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que te possibilitem chegar a tal lugar de destaque.
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