Como você tem cuidado da sua aparência? Se você se preocupa com a sua imagem na hora de visitar um cliente, ou simplesmente sair de casa, você está cuidando da sua identidade visual. Esse mesmo cuidado precisa estar visível também na sua empresa, principalmente em redes sociais como o Instagram. A forma como as pessoas reconhecem sua marca e a veem visualmente impacta diretamente na opinião que elas terão do seu negócio. Na internet, você precisa ter uma imagem bem pensada e criada para ser o melhor cartão de visitas que as pessoas vão ver. Por isso, criar uma boa estratégia de identidade visual para o Instagram da sua empresa precisa ser levado a sério.
Neste artigo você vai entender melhor a força da identidade visual para sua marca e como um feed bem pensado pode gerar engajamento para o Instagram da sua empresa. Você vai aprender a sobre a importância de criar conteúdo autêntico, que faça sentido e que gere encantamento a todos os fãs e seguidores da sua marca!
Pensando na identidade visual
A identidade visual precisa ser o primeiro ponto a ser pensado na construção de uma marca. Ela deve acontecer antes mesmo de saber qual produto você vende, quanto eles custam ou onde eles podem ser encontrados, por exemplo. A forma como sua empresa é representada visualmente é o primeiro contato que o cliente terá com a sua marca.
Sua logomarca, algum anúncio ou material de divulgação (desde outdoors até mesmo a fachada do seu negócio) falarão por si mesmos. Nesse ponto, o cliente já terá uma opinião formada sobre a sua empresa antes mesmo de avaliar qualquer produto ou serviço.
Na verdade, o impacto visual no Instagram é tão grande que, se ele for negativo, poderá inibir a primeira ação básica do cliente: seguir a sua página.
Pense na sensação que você teria se ao entrar no Instagram da sua marca favorita você visse uma verdadeira bagunça no feed. A falta de estratégia visual provavelmente te deixaria decepcionado e te daria uma nova concepção sobre aquela marca.
Hoje em dia, é necessário ter o domínio de todas as ferramentas de grandes redes sociais como o Instagram. O cliente está mais exigente e irá perceber se sua marca não sabe se posicionar em sua própria página.
A personalidade da sua empresa de forma visual
Uma marca é como uma pessoa, tem suas próprias características, personalidade e preferências. Esse conjunto de influências determina a forma como a marca se comunica, como se “veste”, como ela aplica seus valores no dia a dia e, principalmente, como ela é vista pelas pessoas.
Se o objetivo da sua marca é ser interessante e atrair pessoas que se sentiram identificadas com o que você tem a dizer, está na hora de investir em uma boa estratégia de identidade visual para o Instagram da sua empresa.
Como montar o feed perfeito para o seu Instagram
Não existe um passe de mágica para transformar um feed caótico em uma vitrine atrativa. Mas existem alguns passos simples que te ajudarão a construir, sem grandes complexidades, uma boa identidade visual para o Instagram.
Antes de tudo, o planejamento e a organização são os pilares fundamentais para uma identidade visual de sucesso. Trace a personalidade da sua marca e a partir daí comece a pensar na sua estratégia de ação.
Lembrando, que além de um feed visualmente harmônico, é necessário que ele conte uma história. Afinal, não adianta nada ser bonito por fora, mas não entregar um conteúdo criativo e relevante para o usuário.
Dito as regras básicas, é hora de transformar seu feed em uma vitrine impactante e atraente no Instagram.
Defina a paleta de cores
Uma paleta de cores bem definida e usada constantemente cria reconhecimento de marca espontâneo. As cores usadas no feed do Instagram precisam estar de acordo com a identidade visual da marca, definida lá no início.
Você já deve ter percebido como o padrão de cor é bem explorado pelas grandes marcas. Um ótimo exemplo é a forma na qual o Nubank vem trabalhando com sua principal cor, o roxo, nas redes sociais.
Outras grandes empresas também criam uma associação automática na mente com suas respectivas cores. Como é o caso da Coca-Cola, McDonalds e o Facebook também.
O segredo não é forçar a barra na criação de posts monocromáticos, mas utilizar de forma estratégica a inserção das cores. Utilize em um ponto ou outro das postagens.
O importante é que, ao ver um post, o usuário consiga reconhecer traços da identidade visual de forma fácil e automatizada, mesmo que com o uso de outros recursos que não sejam as cores.
Faça uma boa curadoria
Uma boa identidade visual para o Instagram precisa priorizar as imagens. Depois de pensar no padrão de cores do seu feed, é hora de definir o padrão de fotos que acompanharão cada postagem.
Pense se as fotos serão com pessoas, ou focadas somente em recortes do corpo, ou se serão apenas fotos de produtos. Pense em cada detalhe na hora de definir o padrão e se você conseguirá mantê-lo posteriormente.
Estabeleça um padrão para recursos gráficos e filtros
As fotos possuem um alto poder de impacto visual. Por isso, além das cores, a edição da imagem é muito importante nesse processo.
Pense em cada imagem como peça de um quebra-cabeças. Elas devem conversar entre si, e isto também é feito a partir da definição de um filtro e recursos gráficos. Hoje em dia existem vários aplicativos de tratamento de imagem gratuitos que podem resolver o problema na palma da mão.
A definição de cor, saturação e nível de exposição da foto, por exemplo, também precisa passar por uma escolha criteriosa. Com o padrão estabelecido, não esqueça de aplicar o filtro em todas as fotos utilizadas no feed.
Seguindo o mesmo padrão de escolha, pense nos elementos gráficos como vetores, símbolos e interferências em geral, é fundamental que tudo converse entre si.
Conte a sua história
Todas essas dicas só vão ser efetivas de verdade caso a estratégia de identidade visual seja feita de forma genuína e conte uma história. A personalidade da sua marca precisa ser vista de forma natural, mesmo que planejada previamente por você.
Se precisar de ajuda nesse processo, o Grupo Atto possui extensa experiência na gestão de mídias sociais e identidade visual. Entre em contato com a gente e faça um orçamento!