Com o avanço da internet e de novas tecnologias, passamos a reinventar as nossas formas de comunicar, vender e fazer negócios. Blog, e-mail, site, redes sociais… diversas plataformas, muitas formas de serem exploradas. Com isso, o marketing também desenvolveu novas formas de trabalho e assim, temos o tão queridinho e famoso “marketing digital”, que tem ganhado cada vez mais visibilidade em diversos mercados, sendo centro das atenções de muitos investimentos. Mas junto com esse crescimento, nasceram muitos mitos sobre marketing digital que caíram na boca do povo. Neste post, iremos falar sobre 7 mitos conhecidos e que com certeza você já deve ter escutado por aí. Vem com a gente!
- É muito caro, preciso de muito investimento
- Minha empresa é pequena, não preciso disso
- Entrega resultados rápidos
- É fácil, eu consigo fazer sozinho
- Presença nas redes sociais
- E-mail morreu
- Existem fórmulas mágicas
1. É muito caro, preciso de muito investimento
Quando se fala em investir em marketing digital, quem nunca ouviu alguém dizer que tudo isso era muito caro e que o “gasto” não caberia nos orçamentos do negócio?
Primeiramente, devemos para de pensar que marketing é gasto, estamos falando sobre um investimento para trazer resultados ainda melhores para sua empresa.
De fato, o marketing digital não é de graça e um planejamento financeiro será necessário. Porém, já parou para analisar quais seriam os custos de investir em outros meios do “marketing tradicional”? Anúncios em TV, rádio, revistas e jornais, além de serem mais caros, nem sempre irão te dar o retorno que você espera.
No digital, é possível traçar estratégias acessíveis e flexíveis para todos os negócios. Podemos fazer grandes ações, com pouco dinheiro, mas muita inteligência e criatividade.
2. Minha empresa é pequena, não preciso disso
Esse é um pensamento que anda de mão dadas com o número 1 da nossa lista de mitos sobre marketing digital. Pensar que o negócio é pequeno e que investir é desnecessário, é um grande erro!
Muitas empresas acreditam que estratégias de comunicação e marketing são para grandes negócios, uma realidade muito distante e que seria bobagem investir tempo e dinheiro com isso. Ou até mesmo pensar que não tem nada para ser feito para algo do seu tamanho.
Vamos parar com isso, hein? O marketing digital, quando trabalhado de maneira estratégica e com uma visão ampla do negócio, irá possibilitar que as ações sejam adequadas aos objetivos e resultados de cada empresa. Cases de sucesso também nascem em pequenos negócios, existe espaço para todo mundo.
3. Entrega resultados rápidos
Vamos para um dos grandes mitos sobre marketing digital: é um milagre que entrega resultados brilhantes do dia para a noite. Se você pensa que será dessa forma, infelizmente não é bem assim.
Quando se investe no ambiente digital, é preciso respirar, ter calma e paciência. Para todas as ações, os resultados virão aos poucos, ao decorrer do tempo. Entre planejamentos, testes, erros e acertos; mantenha a constância e não desista. Devagar e sempre, esse é o lema.
4. É fácil, eu consigo fazer sozinho
Mais um clássico para a nossa lista de mitos sobre o marketing digital. Com tantas pessoas se aventurando pelos caminhos do digital, escutamos que é muito fácil e que você só precisa dominar as ferramentas, tudo muito simplificado e raso.
Não, o marketing digital não é um bicho de sete cabeças. Porém, para alcançar seus objetivos é preciso saber usar as ferramentas da maneira certa, com estratégias adequadas e um visão ampla da sua empresa e do que deve ou não apostar.
Para isso, são necessárias muitas e muuuuitas horas de estudo e dedicação, que profissionais especializados buscam para saber pilotar todas esses recursos, mantendo tudo nos trilhos rumo ao sucesso.
5. Presença nas redes sociais
Sobre o tema redes sociais, escutamos opiniões muito diversas e a desinformação também rola solta quando o assunto é esse.
Por estar mais próximo do dia a dia de todos e seu uso ser mais acessível, existem aqueles que acreditam que o marketing digital é sobre estar presente nas principais redes, produzir conteúdos e tudo feito, missão cumprida. Sabemos que não é assim, o marketing digital não é apenas sobre uma estratégia, é sobre o todo.
Além disso, não adianta apenas criar perfis para postar qualquer coisa, sem planejamento e sem frequência. Mais uma vez, um planejamento especializado saberá quais plataformas são mais adequadas para seu público-alvo, quais conteúdos postar, qual a linguagem ideal e como devem ser conduzidas as ações para atingir suas metas e objetivos.
Por outro lado, temos aqueles que acreditam que as redes sociais são besteira, que o público não irá se interessar por um perfil da marca. Vamos parar para pensar, quantas pessoas você conhece que estão nas redes sociais? Provavelmente, você pensou na maioria dos seus amigos e familiares. Então, por que os seus potenciais clientes não estariam? Produza conteúdo de valor, explore o marketing de conteúdo e encontre seu público.
6. E-mail morreu
O tempo passa, novas plataformas aparecem e sempre ouvimos que as antigas vão morrer. Tentaram matar o rádio, a televisão e agora tem quem diga que o e-mail morreu, com a chegada do WhatsApp e de outras redes sociais.
Mais um grande engano. Todo mundo tem e-mail, seja profissional ou pessoal. Sempre precisamos de um para realizar cadastros, fazer downloads e até mesmo para criar as contas que temos nas redes sociais.
O e-mail é ainda é uma poderosa ferramenta para vendas, que pode apresentar excelente ROI (retorno sobre investimento) quando trabalhado da maneira correta. Mas o e-mail é só para vendas? Não! Podemos utilizar para trabalhar o relacionamento com leads e compartilhar novidades, conteúdos sobre a empresa e seu universo.
7. Existem fórmulas mágicas
Por último, mas não menos importante: não existem fórmulas mágicas. Nem tudo que funciona para seu vizinho, funciona para você.
O marketing digital é um conjunto de técnicas e estratégias: e-mail marketing, inbound marketing, anúncios, SEO, redes sociais, marketing de conteúdo, marketing de influência… Um universo de possibilidades, combinações e planejamentos diferenciados para cada necessidade.
Não acredite em fórmulas mágicas, em promessas fáceis de resultados surpreendentes. Acredite em empresas que sabem do que estão falando, com experiência de mercado. Se você quer investir na comunicação como ferramenta de transformação, entre em contato com a gente!