Quando falamos em organização de eventos, os workshops estão entre os queridinhos das empresas e do público. Em geral, possuem um caráter mais prático e de curta duração, onde os participantes interagem com o conteúdo de forma ativa em atividades como debates e outros exercícios. Essa combinação de fatores tem de tudo para ser um sucesso, né? Mas seja online ou presencial, estamos cansados de participar de eventos chatos! Para isso, separamos algumas dicas de como organizar um workshop criativo e envolvente para você obter os melhores resultados com seu evento.
O que é um workshop?
Para início de conversa, vamos entender o que é um workshop! Traduzindo o termo para um bom português, podemos chamar esse tipo de evento de oficina. No centro da ideia de um workshop, devemos entender que o objetivo é ir além das palestras e teorias, o participante deve “colocar a mão na massa” e absorver o conteúdo por meio da aprendizagem prática.
Para os temas de workshop, o céu é o limite! Os eventos podem ser realizados para os mais diversos assuntos: marketing, gestão negócios, escrita criativa, culinária, fotografia, vendas, artes e o que mais você puder imaginar. Ou seja, a sua empresa pode (e deve) realizar um workshop. Não importa o seu segmento, sempre existe algo que possa ser ensinado e que gere valor para o seu público.
Quais as vantagens de organizar um workshop?
Em um evento como um workshop, todo mundo sai ganhando! O seu público, seja interno da empresa ou não, irá ter a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos que contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional, além de fazer o tão importante networking.
Uma experiência como essa fortalece relacionamentos. Tratando do público interno, um evento como este aumenta o engajamento interatividade e a proatividade e a capacitação dos colaboradores. Uma equipe engajada é uma equipe produtiva, pense nisso!
Quando falamos de um workshop para o público externo, estamos falando de uma oportunidade de captar novos consumidores, divulgar novos produtos e serviços, fortalecer o relacionamento com seus clientes atuais e reforçar a imagem e posicionamento da sua marca.
Para isso, defina o seu público alvo! Toda sua estratégia deve ser pautada e estruturada nos objetivos que você busca para sua empresa e quem são as pessoas que você quer alcançar.
Agora que você já sabe (ou relembrou) a base desse formato de evento, vamos para as dicas de como organizar um workshop criativo e envolvente.
Explore o seu universo de temas
Um bom workshop começa por um bom tema. Óbvio? Talvez. Mas pensar em um bom tema é algo mais complexo do que parece. Você já definiu o seu público, agora pense no que ele quer ouvir, no que é relevante para estas pessoas. Coloque-se no lugar deles!
Em qualquer empresa, existe um universo enorme de possibilidades e temas que podem ser abordados de diferentes maneiras. Como o workshop tem uma duração menos do que a de um curso, seja pontual e determine um tema bem específico para que seja possível trazer conteúdo de valor.
Várias cabeças pensam melhor do que uma. Chame sua equipe e faça um bom brainstorm, escute o que todos podem propor. Outra forma de entender as necessidades e demandas do seu público (interno ou externo) é fazendo uma pesquisa, pergunte e seja assertivo (a)!
Palestras para ninguém piscar os olhos!
A parte prática do workshop é essencial, mas não existe evento sem a sua parte teórica. Na hora de planejar as palestras que farão parte da programação, escolha muito bem os palestrantes.
Ensinar com maestria é um missão para poucos. Procure pessoas que sejam autoridade no assunto e que além de tudo, consigam despertar até aquele participante sonolento e surpreendam até os que podem estar pensando que um workshop é perda de tempo.
Diversifique os métodos de aprendizagem
O processo de aprendizagem ocorre de diversas maneiras. Pessoas diferentes aprendem de maneiras diferentes, busque explorar diferentes métodos, combinando os mais tradicionais com os mais interativos.
Apresentações com fotos e vídeos, leituras, gráficos, músicas, dinâmicas em grupos dentre outras várias possibilidades de variar a abordagem de um mesmo conteúdo. Seja criativo (a), este é o momento de colocar em prática aquele “pensamento fora da caixa”.
Mude tudo de lugar!
Essa dica vale para eventos presenciais: mude a disposição da sala de treinamento. Desde a escola, estamos acostumados com as cadeiras e mesas organizadas em fileiras da mesma maneira de sempre. Já deu, né? Aproveite para ousar no layout do ambiente e crie outras maneiras de como organizar o workshop para receber os participantes.
Em círculo, pequenos grupos, sentados em almofadas no chão… Crie possibilidades de otimizar o espaço e surpreenda os participantes logo de cara. A primeira impressão do ambiente pode aumentar o engajamento da sua audiência.
Aposte em ferramentas para interatividade
Seja em eventos online ou presenciais, explore as ferramentas de interatividade que estão disponíveis para manter seu público concentrado e motivado. Por meio de perguntas e jogos, você pode tornar a assimilação e interação com o conteúdo em algo divertido e dinâmico.
Algumas dessas ferramentas para quizzes são:
Com elas, o participante pode interagir utilizando o celular de forma simples e prática.
Valorize uma boa pausa
Na hora de pensar em como organizar seu workshop, não esqueça de valorizar um momento muito importante do seu cronograma: os intervalos!
Um momento para respirar, tomar um café e esticar as pernas é muito valioso para manter o seu público conectado com seu evento. Se o evento for longo, programe diversas pausas curtas para que os participantes possam arejar as ideias e voltarem para a programação de conteúdo ainda motivados e com a cabeça fresca. Preparar uma playlist para tocar algumas músicas nestes momentos também pode dar aquela dose de ânimo para o dia e ainda uma maneira de descontrair a galera.
Não sobrecarregue com informações, sabemos que você quer transmitir o máximo de conhecimento, mas o excesso é um perigo na hora de manter a atenção.
Invista em prêmios e certificados
Lembra dos quizzes e jogos que sugerimos? Que tal preparar alguns brindes personalizados para os vencedores dessas atividades e dinâmicas? Além de explorar a competitividade, essa também é uma maneira de oferecer recompensas pelo esforço, estimulando ainda mais a participação.
Ao final do evento, tenha certificados para reconhecer o empenho de todos aqueles que se dedicaram e estiveram presentes. Os participantes ficarão mais motivados e ainda terão sempre a memória daquela experiência cheia de significado, carregando também a marca da sua empresa.
Surpreenda, divirta e crie laços com seu público. O seu workshop tem de tudo para ser um sucesso!
Agora aproveite todas as suas ideias e tire o workshop da sua empresa do papel! Precisa de ajuda? Conte conosco e entre em contato para organizarmos o seu evento de sucesso!