Nesta postagem do blog, te daremos o caminho para o paraíso em 7 passos! Exploraremos estratégias e exemplos de marketing de eventos – e nossas melhores práticas para criar um plano de marketing de eventos de sucesso.
Você passou meses procurando a tecnologia perfeita, buscando os apresentadores e componentes ideais; debateu extensamente se vale a pena voltar para o presencial, permanecer virtual ou apostar no modelo híbrido, além disso, construiu a programação com atenção a cada detalhe.
Os componentes principais do seu evento estão prontos. Aeeeee!!!!
Ufa! Hora de respirar, certo?
Não exatamente. (Desculpe…)
Gerenciar e planejar um evento é uma coisa. Fazer marketing, animar as pessoas e levá-las a comparecer é outra jornada. E até mesmo seu plano de marketing de eventos é apenas um componente de sua estratégia de eventos maiores.
Mas estabelecer estratégias de marketing eficazes é uma das melhores maneiras de maximizar o impacto do seu evento.
Os 7 passos para o paraíso: o plano de marketing de eventos perfeito
- Articule a proposta de valor do seu evento
- Elabore mensagens de eventos específicas para impulsionar inscrições
- Transforme os participantes do evento em promotores
- Crie recursos visuais de eventos anteriores
- Coordene iniciativas de co-marketing de eventos com patrocinadores
- Lance campanhas de mídia social para eventos direcionados
- Avalie o sucesso do evento com KPIs relevantes
1. Articule a proposta de valor do seu evento desde o seu plano de marketing
Isso está relacionado à velha questão que os profissionais de marketing devem responder: o que este evento irá me acrescentar?
Os participantes devem ser capazes de entender exatamente o que receberão como resultado da participação no evento. Não ser capaz de comunicar claramente a proposta de valor por meio de seus esforços de marketing é um sinal de que o conteúdo do evento deve ser melhor organizado e articulado.
Os inscritos em potencial desejam saber como eles se beneficiarão com a participação no evento e, quanto mais claro for seu entendimento, maior será a probabilidade de eles comparecerem.
2. Elabore mensagens de eventos específicas para impulsionar inscrições
Precisamos dizer o óbvio, o objetivo final de um plano de marketing de evento é maximizar as inscrições. Para ser mais específico, isso também significa convencer as pessoas certas.
Muitas vezes, uma pessoa pode querer se inscrever no evento, mas é seu gerente ou outro executivo de alto nível que deve assinar a compra. Nesses casos, faz sentido criar material de marketing que trate diretamente das preocupações desses tomadores de decisão, a fim de acelerar o processo de compra.
A Atto está bem ciente do ponto fraco de “convencer o chefe” e, para criar um processo de compra mais simples, mensagens específicas são elaboradas para a pessoa com o poder de decisão, seja o gerente de uma empresa, os pais quando o evento for para menores de 18 anos ou mesmo para patrocinadores de equipes em eventos esportivos.
Táticas bem pensadas como essa são o que separa as estratégias de marketing previsíveis das excepcionais.
3. Transforme os participantes do evento em promotores
Lembre-se de que a promoção do evento não precisa ser apenas do lado do organizador. Os participantes também podem divulgar em seu nome, incentivando suas redes a se inscreverem no evento. Isso pode acontecer como resultado do entusiasmo genuíno dos participantes, mas criar um incentivo para compartilhar o evento também é uma solução eficaz.
Isso é particularmente útil para eventos virtuais e híbridos, quando os participantes estão procurando maneiras de se envolver com os eventos além das telas de seus computadores.
Uma forma de incentivar os participantes a se tornarem promotores é possibilitar que recebam um desconto ou cupons para utilizar no dia do evento se as pessoas se cadastrarem com o link que compartilharam em suas redes sociais. Esta forma incentivada de compartilhar seu evento organicamente por meio das redes sociais dos participantes os transforma facilmente em promotores ativos.
4. Crie recursos visuais de eventos anteriores: além do #tbt
Às vezes, é melhor mostrar às pessoas por que elas vão gostar do evento, em vez de dizer a elas. Planos eficazes de marketing de eventos devem incluir imagens e vídeos de edições anteriores para ajudar os participantes em potencial a visualizar como será fazer parte do evento. O uso de depoimentos em vídeo ajuda a solidificar ainda mais a experiência nas mentes dos possíveis registrantes.
5. Coordene iniciativas de co-marketing de eventos com patrocinadores
Assim como os participantes podem participar do plano de marketing do evento, os patrocinadores também podem colaborar na criação de estratégias de co-marketing.
Os patrocinadores também têm um forte incentivo para ter um grande número de participantes, pois isso significa um público maior para seus próprios objetivos de marketing no local.
Seja criativo e proativo na criação de estratégias de marketing conjunto que atendam a você e aos interesses de seus patrocinadores. Uma maneira simples de fazer isso é incluir os logotipos dos patrocinadores e as cores da marca no material de marketing.
6. Lance campanhas de mídia social para eventos direcionados
Tanto as formas pagas quanto as orgânicas de campanhas de mídia social são soluções essenciais para o marketing de seu evento. Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao formar campanhas orgânicas de mídia social:
- Use hashtags e legendas curtas e compartilháveis;
- Use materiais de apoio que sejam facilmente compartilháveis, como vídeos de até 15 segundos, imagens atraentes e infográficos bem elaborados;
- Para eventos virtuais e híbridos, compartilhe as maneiras pelas quais os participantes podem se envolver com o evento antes e depois do dia.
Para campanhas sociais pagas, a estratégia pode se tornar mais complexa. Especificar seu público-alvo, veicular diferentes tipos de anúncios e otimizar constantemente seu alcance e conversões são a chave para sustentar uma campanha social paga bem-sucedida. Claro que isso difere por plataforma de mídia social, mas as melhores práticas gerais para campanhas de mídia social pagas de qualidade permanecem verdadeiras em todos os canais.
7. Avalie o sucesso do evento com KPIs relevantes
Esse é um ponto essencial! Todas as boas estratégias de marketing consistem em uma variedade de canais que visam converter o público-alvo. No entanto, simplesmente executar em iniciativas diferentes não constitui uma estratégia de sucesso, por isso é preciso ter um bom plano de marketing.
Embora possa parecer satisfatório ter campanhas no AdWords, e-mail e mídia social acontecendo ao mesmo tempo, essas iniciativas significam muito pouco se o sucesso não for definido ou medido. Para cada iniciativa de marketing, defina KPIs específicos para medir adequadamente o sucesso ao longo da campanha.
Quantas vezes o site do seu evento está sendo compartilhado nas redes sociais? Qual é a taxa de cliques para lances de palavras-chave no AdWords? Estabelecer KPIs é essencial para entender o nível de desempenho de cada campanha.
O KPI final que qualquer comerciante de eventos deseja medir é o número total de inscrições em eventos. Mais especificamente, eles querem saber quais canais estão levando ao maior número de registros concluídos.
Para obter uma visão precisa dessa questão, suas plataformas devem ser integradas de forma que cada banco de dados possa se comunicar entre si. Ser capaz de integrar todas as campanhas à plataforma de gerenciamento de eventos principal é fundamental para atribuir adequadamente a cada inscrição à campanha correta.
Os insights resultantes informarão as estratégias de marketing de eventos futuros, indicando quais canais são mais eficazes. As integrações de software tornam mais fácil acompanhar o progresso enquanto mantém os KPIs limpos e consistentes em todas as plataformas.
Se você deseja saber mais sobre integrações de dados de eventos, converse com a gente!
Resumindo: elaborando de um plano de marketing de evento de sucesso
Seremos os primeiros a admitir: pode parecer muito rígido e complexo planejar uma estratégia de marketing de eventos que funcione. A boa notícia é que você tem muitas ferramentas à sua disposição e não precisa (e, em alguns casos, não deve) usar todas.
Da próxima vez que você montar um plano de marketing de evento, pense em como você poderia:
- Criar um site de evento de marca
- Criar um conteúdo promocional de estratégia de conteúdo em série
- Usar eventos híbridos para aumentar o engajamento e o alcance
- Aproveitar seus parceiros, patrocinadores e até mesmo participantes
- Levar para a mídia social
- Segmentar sua mensagem
- E, o mais importante, avaliar seu sucesso.
É o seu evento. Tenha orgulho dele e faça barulho.