Marketing de eventos não é um conceito novo, mas ainda é pouco conhecido. Neste artigo vamos contar tudo que você precisa saber sobre essa estratégia tão importante para os seus negócios!
O que é marketing de eventos?
É uma estratégia que os profissionais de marketing usam para promover sua marca, produto ou serviço com um envolvimento pessoal e em tempo real. Esses eventos podem ser online ou offline e as empresas podem participar como anfitriões, participantes ou patrocinadores. Os profissionais de marketing usam estratégias de marketing de eventos de entrada e saída para fins promocionais.
Com o advento da pandemia de Covid-19 que acomete o mundo desde 2020 a maioria dos eventos passou a ser online, assim como a circulação de pessoas em ambientes coletivos diminuiu sensivelmente. Entretanto, a Forbes indica em publicação de março deste ano que eventos virtuais têm um engajamento muito expressivo e, mais do que isso, que, neste momento de crise, a participação em atividades virtualizadas foi não somente potencializada, como também se tornou um dos principais meios de socialização e busca de networking em todo mundo.
Assim, o marketing de eventos passou ao centro do planejamento de marketing das empresas de sucesso, isto porque representa a melhor forma de
- Tornar a marca conhecida, mesmo em tempos de lockdown;
- Aumentar o engajamento do cliente com a marca;
- Gerar leads;
- Gerar autoridade através do marketing de conteúdo vinculado ao marketing de eventos;
- Conquistar novos clientes.
Por que incluir o marketing de eventos no planejamento do seu negócio?
Um plano de marketing de eventos pode ajudar sua empresa a se destacar em um mercado tido como saturado. Ao combinar o marketing de eventos com suas campanhas digitais, demonstrando a identidade de sua marca e como ela se diferencia das demais, você cria um relacionamento mais significativo e duradouro com seu público.
Quer seja um brinde exclusivo de agradecimento, um webinar informativo ou um desfile virtual de moda, os eventos oferecem uma chance única de interagir com seus clientes em um nível mais pessoal. Ter uma interação direta é inestimável para promover um relacionamento longo e próspero. Os eventos, quando bem feitos, se convertem em um dos principais canais de marketing, com grande impacto para seu negócio.
O mais interessante de tudo isso é que falar de eventos é falar de flexibilidade, uma plataforma extremamente adaptável, podendo ser virtual ou presencial, grande ou pequena, aberta ao público ou somente para convidados, o impacto do evento é potencializado para muito além do momento de sua ocorrência. Como isso é possível?
Você amplia um canal de comunicação com seus clientes, valoriza sua presença, passa a conhecer seu público com mais intimidade e tudo isso se converte em engajamento e fidelização. Afinal, a criação de vínculo é consequência natural desse processo. E não para por aí, o evento gera também conteúdo para ser compartilhado e discutido em suas redes, newsletter e outras plataformas, tanto demonstrando o sucesso do que aconteceu quanto explorando temas interligados com a ocasião.
Com criatividade – e um bom planejamento – o marketing de eventos é um potencializador com inúmeras formas de aplicação, um investimento que se multiplica em retorno.
No último domingo, um evento da inciativa Global Citizen para arrecadar doações em prol da vacinação mundial contra a Covid-19 alcançou a impressionante marca de U$302mi e mais 26mi doses de vacinas doadas durante a transmissão do evento ao vivo.
Ainda não se convenceu?
Já ficou claro que um dos principais motivos pelos quais as empresas participam ou organizam eventos é estabelecer e construir sua marca e identidade, não é mesmo?
Com a competição cada vez mais acirrada em quase todos os setores, ser capaz de se diferenciar é crucial. Você pode optar por participar de eventos de marketing específicos para associar ao nome e ao ecossistema que envolve seu negócio, para obter acesso a um público altamente especializado ou até mesmo para mostrar a personalidade de sua marca. E na era do marketing 5.0, o grande Philip Kotler destaca: a personalidade de sua marca deve ser como a de uma celebridade, promovendo encanto, admiração, sendo facilmente identificável e, principalmente, cobiçada. Trate sua empresa como uma entidade viva, explore sua persona e faça-se notar com os eventos.
Exemplos de alguns tipos de promoções que o marketing de eventos pode oferecer/participar:
- Eventos esportivos
- Lives de artistas no youtube e instagram
- Workshops
- Fashion week
- E muito mais!
Ao selecionar em qual evento você deseja incluir o seu negócio, ou o tipo de evento que você gostaria de promover, primeiro pense em quem é seu cliente e que tipo de evento ele provavelmente comparecerá. É aí que você deseja concentrar seus recursos. Ao criar uma experiência memorável em eventos com a presença de seus clientes potenciais, é mais provável que eles pensem em sua marca primeiro quando estiverem tentando comprar e mais propensos a comprar de você no futuro. Já observou que todas as empresas vencedoras do Top of Mind têm grande presença em eventos?
Outra forma de as empresas potencializarem suas marcar com o marketing de eventos é conectando-se com a mídia que estará presente, tanto jornalistas, quanto veículos de comunicação diversos devem ser contactados para ampliar o alcance, mas sempre pensando na sua persona, qual o canal de informação principal para seu público? O instagram? Procure influencers? Sua persona é o homem de meia idade já estabelecido profissionalmente? Procure canais mais consolidados. Se feito da maneira certa, eles podem estabelecer relacionamentos com jornalistas ou blogueiros influentes em seu setor, obter cobertura da imprensa sobre seu produto e se posicionar de maneira a levar autoridade à sua marca.
As possibilidades são muitas e precisam ser exploradas! No mundo globalizado que vivemos atualmente não há mais a possibilidade de atuação local quanto se trata de estratégia de marketing, por menor que seja a sua empresa, o campo virtual e do marketing de eventos não pode ser negligenciado, as pessoas podem até consumir localmente, mas são influenciadas globalmente. Pense nisso!
Ainda tem alguma dúvida sobre o marketing de eventos? O grupo Atto terá prazer em te ajudar!
4 Comentários